Hyundai paralisa importação do Veloster
A queda nas vendas se deu depois que o mercado descobriu que, apesar do visual empolgante, o motor 1.6 16V que o equipa não convence da mesma forma quem assume o volante. Apesar dos 140 cv declarados, o motor é o mesmo do HB20, e gera, na verdade, cerca de 128 cv de potência. Os 140 cavalos são gerados pela versão deste mesmo motor com injeção direta, que nunca chegou a ser oferecida em território brasileiro, mas hoje é cogitado, assim como a versão Turbo, com 208 cavalos de potência e 27,6 kgfm de torque.
Verdade seja dita: com o “hatch” i30 recebendo motor 1.8 de 150 cv, o Veloster perde sua razão de existir. A CAOA garante que logo o Veloster voltará a ser importado, mas é certo que retornará com nova motorização.
Com isso, a importadora estuda a possibilidade de lançar por aqui duas versões mais potentes do charmoso “hatch” de três portas.
Estão cotadas as versões GDi e Turbo. A primeira é equipada com motor 1.6 GDi que rende 140 cv de potência. E a segunda é movida por um motor 1.6 Turbo que entrega generosos 204 cv, o que daria, inegavelmente, considerável alavancada nas vendas do modelo dependendo do valor a ser comercializado.
Pior é a situação do Sonata. O sedã chegou a ter suas importações paralisadas entre 2012 e 2013, e quando retomadas o preço terminou o colocando numa “saia justa”. De acordo com a importadora, ocorreu uma certa canibalização agora que o Elantra tem motor 2.0 e custa mais de R$ 90.000, e o Azera 3.0 não está tão distante por R$ 124,000. Há pouco espaço para o Sonata, que custa R$ 107.000. Se bem que o erro (acreditam “experts”) parece estar no preço do Elantra…