Venda de veículos novos cai pela 1ª vez
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9 de janeiro de 2014 por bisponeto em
Na terça-feira (7/1), a Anfavea (a associação das montadoras), informou que as vendas de veículos novos no Brasil caíram 0,9% em 2013 ante 2012, a 3,77 milhões de unidades, na primeira queda em dez anos. Mas a produção de veículos no Brasil subiu 9,9% no acumulado de 2013, chegando a 3,74 milhões de unidades.
Em dezembro, a produção caiu 18,6% sobre novembro e 12,1% sobre dezembro de 2012, a 235,9 mil unidades. E as vendas de dezembro subiram 16,8% sobre novembro, com queda de 1,5% ante igual mês de 2012, a 353,8 mil unidades. Em setembro, o setor havia reduzido suas estimativas para um crescimento de 1% a 2% nos licenciamentos de 2013, depois de anteriormente prever crescimento de até 4,5% nas vendas este ano. Na época, Luiz Moan, presidente da Anfavea, citou fatores como o lento crescimento da economia, redução na oferta de crédito e perspectivas de novos aumentos nos juros para justificar a mudança de cenário.
Mas embora a produção tenha ficado no campo positivo no resultado anual, em dezembro houve queda de 18,6% sobre novembro e recuo de 12,1% sobre igual período de 2012, com a fabricação de 235,9 mil veículos. O apelo de um Imposto sobre Propriedade Industrial (IPI) mais baixo para a compra do carro novo (benefício que valeu até o último dia do ano), contribuiu para elevar em 16,8% as vendas de veículos novos no mês ante novembro, a 353,8 mil unidades. Na comparação com igual mês de 2012, os licenciamentos caíram 1,5%.
No ano, as vendas de carros e comerciais leves, apenas, chegaram 3,58 milhões de unidades, queda de 1,5% sobre 2012. Já o segmento de caminhões viu as vendas subirem 11,1% na mesma comparação, a 154,5 mil unidades. “Estamos permanecendo no patamar de 4º maior mercado do mundo”, acrescentou Moan. Em relação à produção de veículos, a associação avalia que a atividade continuará em alta pelo menos até 2017.
De acordo com a Anfavea, os carros importados representaram 18,8% dos veículos comercializados no Brasil em 2013, somando 706.864 unidades. Essa participação corresponde a um recuo em relação ao ano anterior, quando as 788.097 unidades importadas ficaram com uma fatia de 20,7% dos veículos licenciados.
Em dezembro, a produção caiu 18,6% sobre novembro e 12,1% sobre dezembro de 2012, a 235,9 mil unidades. E as vendas de dezembro subiram 16,8% sobre novembro, com queda de 1,5% ante igual mês de 2012, a 353,8 mil unidades. Em setembro, o setor havia reduzido suas estimativas para um crescimento de 1% a 2% nos licenciamentos de 2013, depois de anteriormente prever crescimento de até 4,5% nas vendas este ano. Na época, Luiz Moan, presidente da Anfavea, citou fatores como o lento crescimento da economia, redução na oferta de crédito e perspectivas de novos aumentos nos juros para justificar a mudança de cenário.
Mas embora a produção tenha ficado no campo positivo no resultado anual, em dezembro houve queda de 18,6% sobre novembro e recuo de 12,1% sobre igual período de 2012, com a fabricação de 235,9 mil veículos. O apelo de um Imposto sobre Propriedade Industrial (IPI) mais baixo para a compra do carro novo (benefício que valeu até o último dia do ano), contribuiu para elevar em 16,8% as vendas de veículos novos no mês ante novembro, a 353,8 mil unidades. Na comparação com igual mês de 2012, os licenciamentos caíram 1,5%.
No ano, as vendas de carros e comerciais leves, apenas, chegaram 3,58 milhões de unidades, queda de 1,5% sobre 2012. Já o segmento de caminhões viu as vendas subirem 11,1% na mesma comparação, a 154,5 mil unidades. “Estamos permanecendo no patamar de 4º maior mercado do mundo”, acrescentou Moan. Em relação à produção de veículos, a associação avalia que a atividade continuará em alta pelo menos até 2017.
De acordo com a Anfavea, os carros importados representaram 18,8% dos veículos comercializados no Brasil em 2013, somando 706.864 unidades. Essa participação corresponde a um recuo em relação ao ano anterior, quando as 788.097 unidades importadas ficaram com uma fatia de 20,7% dos veículos licenciados.