Strada cabine dupla 3 portas: ousada
Porém, mais uma versão de carroceria da Strada chega ao mercado, à cabine dupla com uma terceira porta no lado direito. Embora o fato de ser cabine dupla não signifique necessariamente ser um veículo para quatro ocupantes, pois o espaço atrás é pequeno, mais adequado para crianças até 12 anos ou adultos em trajetos curtos, é inegável que ser cabine dupla amplia muito a utilidade de uma picape.
A versão Working recebeu novo pára-choque dianteiro, mais robusto (a Trekking e a Adventure haviam recebido atualização de estilo no ano passado). Em janeiro será disponível teto solar. Agora a Strada é disponível em seis versões: Working em cabines curta, estendida e dupla, motor Fire 1,4-litro 85/86cv; Trekking cabine dupla com motor E.torQ 1,6-litro 115/117 cv; e Adventure, cabines estendida e dupla, motor E.torQ 1,8-litro 130/132 cv de potência.
Na parte externa, a Strada Working ganhou novo visual, com linhas robustas e marcantes. Ganhou nova moldura para caixa de rodas, além de dar mais destaque para o nome da versão na parte traseira. As novas lanternas traseiras, colocadas em posição mais elevada e invadindo a lateral, passam modernidade ao modelo. Entre os itens de série da Strada destacam-se: chave-canivete com telecomando, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica da tampa do combustível, novo quadro de instrumentos com grafia mais moderna e melhor visibilidade diurna, entre outros.
O modelo ganhou novo volante em couro que pode vir equipado com borboletas para troca de marchas (no modelo equipado com câmbio Dualogic Plus). A picape também possui quatro novos porta-objetos. Além disso, o pomo do câmbio e a manopla do freio de mão são na cor preta, com o objetivo de se alinhar com o visual interno do carro. O acabamento é em plástico, mas como de costume não se encontram rebarbas. Também se destaca a caçamba 8 cm mais alta, com acréscimo de quase até 18% no volume de carga. A versão com cabine curta pode levar agora cerca de 120 litros a mais, enquanto a cabine estendida ganhou mais 110 litros e a dupla tem 100 litros a mais no seu volume total.
Inovação maior mesmo é a terceira porta, que fica posicionada do lado direito do veículo. A maçaneta fica localizada na parte interna do vão da porta, e ela só pode ser aberta se a porta do passageiro também estiver. Sem coluna central do lado direito, o espaço para entrada na parte traseira foi ampliado de 0,5 metro quadrado para 1 metro quadrado, informa a fabricante. O fato da coluna central ter sido retirada, dificulta um pouco o fechamento da porta do passageiro. A terceira porta aumentou consideravelmente a entrada no veículo, facilitando, por exemplo, para que se possa colocar a cadeirinha do bebê, conforme um teste mostrado pela Fiat. Contudo, o espaço na parte traseira segue reduzido, e um adulto de porte médio tem dificuldade para ficar acomodado.
Como anda
Rodando com o veículo pelas ruas e avenidas da Grande Curitiba, AutomaniaNet constatou que o motor E-torQ 1.8 16V, com potência de 130 cavalos (gasolina) e 132 cv (etanol) responde bem à aceleração, permitindo que se faça ultrapassagens com segurança e tranqüilidade. A picape conta com o Locker, sistema que auxilia na passagem por buracos e locais que a suspensão normal teria dificuldades. O Locker, antes opcional só para a Adventure, pode vir também na Trekking. Seu eixo traseiro rígido com molas semielípticas parabólicas (monolâmina, de constante variável), que por serem leves copiam o solo à perfeição. Em curvas de alta velocidade, o carro se comportou bem e mostrou bastante estabilidade.
Com a nova Strada e sua peculiar terceira porta nas versões cabine dupla, a Fiat certamente manterá sua participação no segmento, que supera os 50 por cento. Sem dúvida, a Fiat acertou mais uma vez.
Ficha técnica – Fiat Strada Working 3 Portas
Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico;
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira;
Potência máxima: 85 cv 86 cv a 5.750 rpm a gasolina e etanol;
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,5 segundos;
Velocidade máxima: 164 km/h;
Torque máximo: 12,4 e 12,5 kgfm a 3.500 rpm;
Diâmetro e curso: 72,0 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 10,3:1;
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson com rodas independentes, com braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora. Traseira com rodas independentes, eixo de torção e barra estabilizadora;
Pneus: 175/65 R14;
Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás;
Carroceria (cabine dupla): Picape em monobloco com duas portas e dois lugares (três portas e quatro lugares). Com 4,43 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,58 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos;
Capacidade da caçamba:
Cabine simples: 1.220 litros;
Cabine estendida: 910 litros;
Cabine dupla: 680 litros;
Tanque de combustível: 58 litros;
Itens de série: Barras longitudinais no teto, computador de bordo, conta-giros, protetor de caçamba, freios ABS,” airbag” duplo, “brake-light”, direção hidráulica, faróis de neblina, pneus de uso misto, vidros dianteiros e travas elétricas e volante com regulagem de altura;
Produção: Fiat – Betim, Minas Gerais.