Lexus apresenta cupê esportivo RC F
0
Posted
15 de janeiro de 2014 by bisponeto in
No Salão do Automóvel de Detroit 2014, realizado no Cobo Center até 26 de janeiro, a Lexus apresentou seu novo cupê esportivo RC F durante coletiva de imprensa.
Design externo
Comparado à outra versão do RC, o capô do RC F é mais alto, e apresenta linhas arrojadas, com perfil marcante e dinâmico, típico de uma versão F. O modelo também tem a grade tipo Spindle, característica da Lexus. As rodas em alumínio forjado de 19 polegadas são disponíveis em três variações, o destaque é a opção “high plus”, com rodas polidas à mão por um artesão.
Design interno
A cabine do veículo é inspirada num “cockpit” de avião e combina com as linhas arrojadas do desenho externo. O carro possui elementos exclusivos no volante, nos bancos, pedais e painel de instrumentos. O próprio painel é marcado por um tacômetro central, variável de acordo com os quatro modos de condução selecionáveis. O elo entre veículo e condutor é a base do projeto da cabine, cujo destaque é a ergonomia dos bancos fabricados em processo de espuma integrada. Os assentos estão disponíveis em cinco tipos de couro, cada um com costuras contrastantes. E os encostos de cabeça trazem um “F” em relevo.
Motor
O Lexus RC F é equipado com motor de 5.0 litros que alcança 456 cv de potência, proporcionando uma nova experiência de condução. Tendo como referência o Lexus RC, revelado no último Salão do Automóvel de Tóquio, a versão F é um indicativo de veículos de alta performance da marca e conta com transmissão “Sports Direct Shift” de oito velocidades.
Para obter melhor aderência à pista, o RC F possui sistema TVD (Torque Vectoring Diferencial) com três modos de operação: standard, uma combinação de estabilidade e agilidade; slalom, com ênfase em agilidade e track para auxiliar na melhor aderência à pista em momentos de aceleração.
Inspirado no supercarro LFA, o aerofólio móvel do RC F é ativado a partir dos 80km/hora e retraído em velocidade inferior a 40km/h. A peça mantém a tração e a estabilidade quando o veículo estiver em alta velocidade e também realça as linhas do cupê quando estiver parado. O veículo é equipado com rodas de 19 polegadas forjadas em alumínio, dutos de ventilação e opção que oferece teto revestido em fibra de carbono.
“Cada componente foi cuidadosamente projetado a fim de contribuir para o melhor desempenho e dirigibilidade do carro.”, explica o engenheiro-chefe do Lexus RC F, Yukihiko Yaguchi. As vendas do modelo estão previstas para o mercado norte-americano a partir do outono.
Design externo
Comparado à outra versão do RC, o capô do RC F é mais alto, e apresenta linhas arrojadas, com perfil marcante e dinâmico, típico de uma versão F. O modelo também tem a grade tipo Spindle, característica da Lexus. As rodas em alumínio forjado de 19 polegadas são disponíveis em três variações, o destaque é a opção “high plus”, com rodas polidas à mão por um artesão.
Design interno
A cabine do veículo é inspirada num “cockpit” de avião e combina com as linhas arrojadas do desenho externo. O carro possui elementos exclusivos no volante, nos bancos, pedais e painel de instrumentos. O próprio painel é marcado por um tacômetro central, variável de acordo com os quatro modos de condução selecionáveis. O elo entre veículo e condutor é a base do projeto da cabine, cujo destaque é a ergonomia dos bancos fabricados em processo de espuma integrada. Os assentos estão disponíveis em cinco tipos de couro, cada um com costuras contrastantes. E os encostos de cabeça trazem um “F” em relevo.
Motor
O Lexus RC F é equipado com motor de 5.0 litros que alcança 456 cv de potência, proporcionando uma nova experiência de condução. Tendo como referência o Lexus RC, revelado no último Salão do Automóvel de Tóquio, a versão F é um indicativo de veículos de alta performance da marca e conta com transmissão “Sports Direct Shift” de oito velocidades.
Para obter melhor aderência à pista, o RC F possui sistema TVD (Torque Vectoring Diferencial) com três modos de operação: standard, uma combinação de estabilidade e agilidade; slalom, com ênfase em agilidade e track para auxiliar na melhor aderência à pista em momentos de aceleração.
Inspirado no supercarro LFA, o aerofólio móvel do RC F é ativado a partir dos 80km/hora e retraído em velocidade inferior a 40km/h. A peça mantém a tração e a estabilidade quando o veículo estiver em alta velocidade e também realça as linhas do cupê quando estiver parado. O veículo é equipado com rodas de 19 polegadas forjadas em alumínio, dutos de ventilação e opção que oferece teto revestido em fibra de carbono.
“Cada componente foi cuidadosamente projetado a fim de contribuir para o melhor desempenho e dirigibilidade do carro.”, explica o engenheiro-chefe do Lexus RC F, Yukihiko Yaguchi. As vendas do modelo estão previstas para o mercado norte-americano a partir do outono.