Kia apresenta esportivo GT4 Stinger
0
Posted
14 de janeiro de 2014 by bisponeto in
Depois de mostrar o conceito esportivo GT4 Stinger por intermédio de “teasers” antes do Salão de Detroit, a Kia esperou a abertura do 2014 North American International Auto Show, para mostrar a versão final do cupê de 2+2 lugares. A responsabilidade de criar o modelo ficou para a equipe do Centro de Design da Kia, instalado na Califórnia, (EE.UU.).
O visual do GT4 traz evoluções, apesar de manter a conhecida grade com estilo ‘nariz de tigre’. A grade ficou maior, servindo como entrada de ar para ajudar a resfriar seu motor, enquanto a silhueta traz fortes vincos. A iluminação é feita por lâmpadas de “led”, posicionadas num filete vertical. Na traseira, a queda do teto é acentuada, uma característica dos cupês. Seu interior traz muitos detalhes metalizados e é marcado por pontuais usos de vermelho, como no volante, nas maçanetas e no painel central. Os bancos equilibram a busca por esportividade e conforto, enquanto console e painel são compactos na tentativa de manter o modelo simples e leve.
Sob o capô do esportivo GT4 Stinger da Kia, está um dos motores de quatro cilindros mais leves do mundo. O 2.0 turbo com injeção direta é capaz de render até 315 cavalos de potência. Seu câmbio é automático e tem seis velocidades, e a tração é traseira. Não foram divulgados outros números de desempenho.
Além de números de potência generosos, outra preocupação da Kia foi tornar seu esportivo o mais leve possível. Para isso, abusou de fibra de carbono até em locais menos usuais, como no centro das rodas e no difusor dianteiro. Maçanetas convencionais para abrir as portas, esqueça. A função é exercida por tiras de tecido. Também não há sistema de som.
De acordo com o chefe de escritório de “design” da Kia na América do Norte, Tom Kearns, “O sistema de som começa sob o capô. Os alto-falantes são as saídas de escape.” O resultado é um peso de pouco mais de 1300 kg. Baseada no “concept car”, a versão de produção deverá chegar em 2015 para rivalizar diretamente com o Toyota GT86.
O visual do GT4 traz evoluções, apesar de manter a conhecida grade com estilo ‘nariz de tigre’. A grade ficou maior, servindo como entrada de ar para ajudar a resfriar seu motor, enquanto a silhueta traz fortes vincos. A iluminação é feita por lâmpadas de “led”, posicionadas num filete vertical. Na traseira, a queda do teto é acentuada, uma característica dos cupês. Seu interior traz muitos detalhes metalizados e é marcado por pontuais usos de vermelho, como no volante, nas maçanetas e no painel central. Os bancos equilibram a busca por esportividade e conforto, enquanto console e painel são compactos na tentativa de manter o modelo simples e leve.
Sob o capô do esportivo GT4 Stinger da Kia, está um dos motores de quatro cilindros mais leves do mundo. O 2.0 turbo com injeção direta é capaz de render até 315 cavalos de potência. Seu câmbio é automático e tem seis velocidades, e a tração é traseira. Não foram divulgados outros números de desempenho.
Além de números de potência generosos, outra preocupação da Kia foi tornar seu esportivo o mais leve possível. Para isso, abusou de fibra de carbono até em locais menos usuais, como no centro das rodas e no difusor dianteiro. Maçanetas convencionais para abrir as portas, esqueça. A função é exercida por tiras de tecido. Também não há sistema de som.
De acordo com o chefe de escritório de “design” da Kia na América do Norte, Tom Kearns, “O sistema de som começa sob o capô. Os alto-falantes são as saídas de escape.” O resultado é um peso de pouco mais de 1300 kg. Baseada no “concept car”, a versão de produção deverá chegar em 2015 para rivalizar diretamente com o Toyota GT86.