Mercedes mostra o novo Classe C
O modelo será lançado no próximo Salão de Detroit, em janeiro do ano que vem e será produzido no Brasil a partir de 2016 na nova fábrica da marca alemã, em Iracemápolis (SP). O carro mais vendido da marca alemã ficou mais luxuoso e apresenta novos sistemas tecnológicos Além disso, ficou mais largo e mais leve que o antecessor. O novo Classe C tem 7,6 centímetros a mais entre-eixos (2,84 m no total), que torna o carro quase 10 cm mais comprido (4,67 m). E ele tem 4 cm a mais de largura (1,80 m).
O porta-malas ficou maior, com capacidade para 481 litros.
De acordo com a M-Benz o sedã também “perdeu” quase 100 kg e, é 20% mais econômico no consumo de combustível sem comprometer a performance. O cliente pode escolher entre duas versões para a frente do carro.Uma mais esportiva, com a estrela posicionada no centro da grade ou a clássica, com a estrela sob o capô.
Motores e segurança
Nos EUA, o novo Classe C será oferecido nas versões C300 4Matic, com motor 2.0 turbo de 238 cavalos, e o C400 4Matic equipado com propulsor 3.0 turbo V6 de 333 cv. Ambos são acoplados a transmissão automática de 7 velocidades (7G-TRONIC PLUS) e com tração integral 4Matic. Com a nova geração, a M-Benz promete que o comprador se sentirá a bordo de um carro de uma classe acima. Entre os sistemas do novo Classe C estão: alerta de atenção (que identifica sinais de sonolência e conta o tempo em que o motorista está dirigindo desde a última parada), alerta de colisão (que freia o carro se o motorista não reagir ao alerta de iminência de acidente a até 200 km/h), assistente de frenagem, alerta de desvio de faixa, assistente de direção com câmera 360 graus, alerta de contramão e assistente para semáforos.
Seu número de “airbags” também aumentou: há bolsas de ar para a pélvis dos ocupantes dos bancos da frente, de joelho, para o motorista, um novo airbag de janela e airbags laterais para os que estão no banco de trás.
Tecnologia
Há 3 opções de sistema de suspensão, incluindo a primeira a ar para o Classe C. O controle de temperatura funciona automaticamente, fechando a saída de ar quando o carro entra num túnel. No interior, uma tela de 7 polegadas ou 8,4 polegadas, sensível ao toque, comanda a central de entretenimento e informação.
Lançado em 2007, o Classe C anterior, chegou a ter 2,4 milhões de unidades emplacadas, informa a Mercedes. Rival de modelos como o Audi A4 e o BMW Série 3, o novo Classe C terá preço inicial de 33.558 euros no mercado europeu, equivalente a R$ 107.385,00. Por aqui, é de se esperar que seu preço chegue na faixa dos R$ 150 mil.