Honda inicia as vendas da CBR 500R
A versão R é a mais esportiva da família 500, que tem a primeira integrante, CB 500F, à venda no mercado brasileiro. A aventureira CB 500X tem previsão de chegar nos primeiros meses do próximo ano. No visual, a moto também contém chassi, suspensão, rodas, pneus e freios da versão “naked”. Entretanto, as principais diferenças ficam por conta dos semiguidões, no lugar do tradicional guidão, e as carenagens que dão um toque de esportividade ao modelo.
Com freios ABS, a CBR 500R tem seu preço elevado a R$ 24,5 mil. De acordo com a fabricante, o modelo é produzido em sua fábrica em Manaus e o objetivo da 500R é ser uma das esportivas mais acessíveis do mercado brasileiro. A base segue a mesma da CB 500F, com o mesmo motor de dois cilindros e 471 cc, capaz de gerar 50,4 cv de potência a 8.500 rpm e 4,55 kgfm a 7.000 rpm.
Seu câmbio é de seis velocidades e o tanque leva até 15,7 litros de combustível. Em comparação com a F, as principais diferenças são os semiguidões, no lugar do guidão tradicional, e as carenagens. Estes dois itens tornam a CBR mais radical que a CB, principalmente, pelo posicionamento mais esportivo oferecido para o motociclista em cima da moto e a melhor aerodinâmica fornecida pelas carenagens. O retorno mundial da Honda CB 500 ocorreu no Salão de Milão, em 2012. A proposta da Honda é oferecer o primeiro passo para quem deseja uma esportiva.