Aumento do IPI de automóveis em 2014

0
Postado 8 de dezembro de 2013 por bisponeto em
Depois de promover forte redução no IPI para veículos automotivos com o objetivo de estimular a economia através do consumo, o governo decidiu a partir do próximo ano, elevar gradualmente a alíquota do tributo diante da dificuldade de arrecadação de receita.

Em janeiro de 2014, a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre automóveis terá de ser revista, mas de acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a retomada do imposto não será total. “Teremos que rever em janeiro o IPI dos automóveis, mas a recomposição do imposto certamente não será total”, afirmou o ministro a jornalistas na última sexta-feira (6 de dezembro), após evento do JPMorgan em São Paulo.

Havia expectativa de que a partir de janeiro o IPI voltasse aos percentuais originais, mas o ministro Mantega descartou essa possibilidade, dizendo que isso traria grande impacto ao setor automotivo. A decisão indica preocupação com um setor importante da economia no próximo ano, mas Mantega acredita que em 2014 a atividade econômica, de maneira geral, terá um desempenho superior a 2013.

Informa a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que a produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil bateu recorde histórico em 2013, mesmo faltando ainda um mês para o ano terminar. De janeiro a novembro foram fabricados 3,5 milhões de veículos, superando a marca de 2011, de 3,4 milhões. Agora é só esperar janeiro chegar, para se saber ao certo quais as modificações que a redução de IPI para veículos automotivos sofrerá.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)