Nissan lança o Altima no Brasil
Suas elegantes linhas foram criadas pelo estúdio de “design” da Nissan na Califórnia (EUA). Na frente, destaca-se a larga grade, que representa a nova identidade visual da marca, os faróis (e lanternas traseiras), em formato de bumerangue, e o pára-choque encorpado, que abriga os faróis de neblina. De perfil, chamam a atenção os proeminentes pára-lamas, a linha de cintura alta, os vincos laterais e as rodas de liga leve, que quebram um pouco da sobriedade e dão um toque de esportividade.
O pacote de segurança do Altima é bem completo e inclui, além de seis “airbags”, controles de tração e estabilidade, controle ativo de subesterço (que mantém o carro sob controle em curvas fechadas); sistema de monitoramento da pressão dos pneus, dispositivos que monitoram pontos cegos e mudanças de faixa sem aviso e detector de objetos em movimento. O Altima tem acabamento interno de boa qualidade e a lista de equipamentos de conforto da versão SL (a única disponível) é bem ampla, com destaque para chave inteligente (dá a partida no carro e liga o ar-condicionado a 60 metros de distância).
Desenvolvidos com base em estudos da Nasa, seus bancos dianteiros “gravidade zero” têm estrutura articulada e espumas de diferentes densidades, que conseguem apoiar bem o corpo e a coluna, evitando cansaço em longos percursos. Mas a marca esqueceu das regulagens elétricas para o passageiro da frente e o sensor de chuva, atualmente presente até em carros básicos.
A Nissan decidiu equipar seu sedã com um motor 2.5 de quatro cilindros e 182 cv de potência (mais leve e eficiente), que não é nenhum exemplo de esportividade, mas que de acordo com a Nissan, dá conta do recado. O câmbio CVT, que tem tecla Sport, também ajuda, tanto no desempenho quanto na redução do consumo. Disponível em três cores: preto, prata e branco, o sedã de luxo da Nissan vai concorrer com Ford Fusion, Honda Accord, Kia Optima e Hyundai Sonata.
Ficha técnica:
Motor – 2.5, de 182cv de potência e 24,7kgfm de torque;
Câmbio – Do tipo CVT (continuamente variável;)
Suspensão – Dianteira, McPherson; e traseira, multilink;
Dimensões – Comprimento, 4,86m; largura, 1,83m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,77m;
Porta-malas – 436 litros;
Peso – 1.469 quilos;
Preço: R$ 99.800,00.