Crash Test: EcoSport recebe 5 estrelas
De acordo com a presidente da organização independente, Maria Fernanda Rodríguez, houve progresso no nível de segurança dos carros na região. “De cinco testados, três são cinco estrelas e dois, quatro estrelas. Esta é uma mudança real que nos beneficia a todos: ocupantes de veículos, sistema de saúde, setor de seguros e governos”, afirmou em nota.
Outros dois modelos atingiram a classificação máxima: a terceira geração do Ford Focus, fabricado na Argentina, e o Volkswagen Jetta, feito no México. Ambos também levaram quatro estrelas para a proteção de crianças. A Latin NCAP considerou um “reteste” a avaliação do Hyundai HB20S. A versão “hatch” tinha sido avaliada com três estrelas para passageiros adultos e uma estrela para crianças no banco traseiro.
Após atualizações da fabricante, que melhorou a proteção das pernas e do peito do motorista, revisou a construção geral do carro e colocou à disposição cadeira Isofix, o modelo sedã nacional atingiu quatro estrelas para adultos e três para crianças. Fabricado nos Estados Unidos, e vendido em outros países da América Latina, o Chevrolet Malibu recebeu pontuação de quatro estrelas para o ocupante adulto e apenas uma estrela para a segurança da criança. O veículo testado era equipado com dez “airbags”, mas teve avaliação ruim para crianças, “já que as cabeças de ambos os “dummies” contataram a parte de trás do encosto dos bancos da frente”, afirmou o Latin NCAP.
Esclarece a organização que, mesmo quando o teste é “patrocinado” pela fabricante, o veículo é escolhido pela instituição numa concessionária regular, e depois a montadora cobre os custos. De acordo com o uruguaio Alejandro Furas, diretor global do NCAP e porta-voz da versão latina do programa, as montadoras latinas demonstraram “ser capazes de reagir rapidamente aos resultados mais recentes do programa de testes e fabricar carros mais seguros”, mas isso não é o bastante, como também não ajuda apenas carregar em dispositivos auxiliares de segurança — caso dos “airbags”. O recado de Furas foi claro. A indústria local tem o que celebrar, mas ainda precisa – e deve – fazer carros compactos com ótimo habitáculo, bom nível de segurança e preços que caibam no bolso.