Volvo Cars renova a linha 60 R-Design
Versões e suas motorizações
Visualmente, o pacote R-Design conta com grade frontal sem cromado, difusor traseiro, amortecedores e molas mais firmes, o que reduziu a altura total dos carros em 15 mm em relação às versões convencionais. Por dentro, todo o tradicional refinamento da Volvo Cars está presente na linha 60 R-Design. Os novos bancos esportivos com maior apoio lateral, em conjunto com o volante R-Design e as pedaleiras de alumínio, garantem a firmeza necessária a uma condução esportiva. Os detalhes em alumínio e o refinamento do Painel Digital Personalizável completam o conjunto. Além dessas novidades, a experiência de conduzir o XC60 ficou ainda mais completa, com novos dispositivos, muitos deles inéditos na categoria.
Os faróis de xenônio adaptativos, que reconhecem veículos ao redor e evita o ofuscamento da visão, também são de série. Os modelos R-Design trazem um conjunto específico de pára-choques, mais esportivos, com difusor de ar na peça traseira, que também incorpora as saídas de escapamento cromadas. As rodas variam de tamanho conforme a versão: são de 18 polegadas modelo Ixion nos S60 e V60 equipados com motor 2.0 de 240 cv de potência e de 19 polegadas modelo Ixion nas versões equipadas com motor 3.0 de 304 cv de potência, com tração integral. Para o XC60 R-Design, as rodas são de 20 polegadas em modelo Cratus no modelo com motor de 240 cv e Ixion no modelo com motor de 304 cv de potência.
Um dos acessórios que pode ser instalado na linha 2014 da Volvo é o “Sensus Connected Touch”, uma tela de toque de sete polegadas que transforma a central de entretenimento do carro numa espécie de “tablet”, com acesso à internet e navegação por GPS. O preço: R$ 7.190,00 instalado. Não é a primeira vez que a Volvo coloca um acessório para seus carros a valores altos. No V40, o Kit Safety, que inclui até “airbag” para pedestres, custa R$ 15 mil.
A diferença entre as versões R-Design T5 e R-Design T6 nos quatro modelos, além do trem de força, está na adição de equipamentos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa e detector de pedestre. Bancos em couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro vêm de fábrica em ambas as configurações. O motor 2.0 turbo a gasolina (T5) de 240 cv potência está disponível para todos os R-Design e é acoplado a uma transmissão de dupla embreagem com seis velocidades. E no 3.0 turbo de seis cilindros (T6), com 304 cv de potência, câmbio automático de seis marchas e tração integral só não está disponível na versão “hatch”.
Para os modelos S60 e V60, a configuração passa a ser a única disponível, com opção de escolha entre motor T5 ou T6. Para o sedã, os preços são R$ 154.950,00 e R$ 205.950, respectivamente, enquanto a perua custa R$ 159.950,00 (T5) e R$ 209.950,00 (T6). O V40, por sua vez, mantém a opção mais em conta Dynamic (R$ 122.950,00) e oferece a R-Design por R$ 138.950,00. De acordo com dirigentes da Volvo, as versões esportivas devem responder por 35% do total de vendas do SUV. Os preços são R$ 159.950, R$ 224.950, R$ 189.950 e R$ 249.950, respectivamente.
De acordo com Paulo Solti, presidente da Volvo do Brasil, a escolha pela manutenção apenas das versões mais esportivas foi técnica,: “temos uma cota de importação de 3.000 carros por ano, sendo que reservamos cerca de 1.800 para o XC60. Optamos por ficar com os modelos de maior valor agregado e menor volume para o S60 e a V60 para não passarmos desse número”, disse o executivo. A previsão de venda de ambos é de 300 unidades por ano.
É bom lembrar que é numa V60 que o ex-piloto de F1 e atual garoto propaganda da Volvo, Rubens Barrichello leva sua família. Se é bom para ele, o carro deve ter suas qualidades. Aliás, Barrichelo participou rapidamente da apresentação, porque tinha compromisso em Curitiba (PR) onde acontecerá mais uma etapa da Stock-Car.