Vendas de carros caem 6% em setembro
Apesar da queda de 6% em relação a agosto (que vendeu 312.612 unidades), houve crescimento 5,9% em relação a setembro do ano passado. Mas o crescimento em relação a setembro de 2012 é ilusório. Ocorreu porque aquele foi o “mês da ressaca” depois do recorde histórico de agosto (405 mil carros), por causa da expectativa da volta do IPI, setembro foi mês de baixa. Não deve ser usado como parâmetro de comparação.
Tanto que no acumulado do ano as vendas estão em queda: o volume comercializado até setembro foi de 2.637.982 unidades, 1,1% a menos do que no mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 2.667.440 carros e comerciais leves. Por marcas, o destaque foi o retorno da Volkswagen à vice-liderança, depois de ter perdido a posição para a GMB, que desta vez ficou em terceiro. A Volks vendeu 55.931 carros no mês e ficou com 19%, graças principalmente as excepcionais vendas do Gol, que vendeu mais de 22 mil unidades. A GMB vendeu 50.639 (17,2%).
Com 63.197 unidades e participação de 21,5%, a Fiat permanece em primeiro lugar. A montadora italiana colocou três carros entre os quatro primeiros do “ranking” de setembro: Uno, Siena e Palio. Destaque para o bom desempenho da Renault, quinta colocada, que fechou o mês com 7% e 20.635 unidades, atrás da Ford, quarta colocada com 28.434 unidades e 9,7% de participação. Hyundai (5,7%) e Toyota (5%) ficaram na sexta e sétima posições Honda, Nissan e Citroën completaram a lista das dez marcas mais vendidas em setembro.
Mas embora não tenha o carro mais vendido, a Fiat mantém três entre os quatro primeiros e mais a Strada em sexto lugar, o que lhe garante a primeira posição no “ranking” por marca.