Renault e Itaipu montarão o elétrico Twizy no Brasil
O modelo será produzido no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos (CPDM-VE/IB), que tem no currículo a montagem do Fiat Palio Weekend movido a eletricidade, além de caminhões e ônibus também elétricos.
De acordo com as empresas, serão 32 unidades do Twizy, que serão usados internamente pela Itaipu e vendidos somente para as empresas integrantes do Projeto Veículo Elétrico, que estimula o desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade. Embora não seja vendido ao consumidor final, o Twizy montado em Itaipu servirá de incentivo para uma cadeia de fornecedores de veículos elétricos mais estruturada.
Equipado com motor elétrico de 17 cv de potência e capaz de levar um passageiro (além do motorista), o Twizy da Renault foi concebido para uso urbano. Sua velocidade máxima, de acordo com a marca francesa, é de 80 km/h, enquanto a autonomia é de 100 km.
Para Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, os veículos elétricos representarão em médio prazo 10% da frota mundial. “Atualmente, todos os países estão na mesma condição, com mercados a conquistar. O Brasil tem o privilégio de entrar no segmento de elétricos no mesmo momento que o resto do mundo. O país que incorporar antes essa tecnologia terá vantagem competitiva”, afirmou o executivo da Renault, que vê o carro elétrico como um elemento complementar ao veículo a combustão, e não seu substituto.
Mas, para viabilizar o carro elétrico no Brasil, é preciso desenvolver a infraestrutura necessária e repensar a carga tributária sobre veículos elétricos, concluiu Murguet.