F-1: Vettel a caminho do tetra
Na largada, Vettel caiu de segundo para terceiro e ainda tocou de leve em Lewis Hamilton (M-Benz). Mas o alemão da RBR reagiu. Deixou Mark Webber e Romain Grosjean (Lotus) para trás com estratégia certeira de “pit stops”, alcançando sua nona vitória no ano, e a quinta consecutiva. Mas o triunfo foi conquistado à base de paciência. Muito diferente dos “passeios” das duas corridas anteriores.
Felipe Massa, quando vinha em sexto lugar, foi punido por exceder o limite de velocidade nos boxes em seu segundo “pit stop” e teve que pagar um “drive-trhough”, caindo para 11º. Na 36ª volta, Vettel finalmente parou nos boxes e retornou um pouco atrás de Grosjean. Webber era o líder. A expectativa da corrida passou a ser se Webber e Grosjean ainda precisariam ter que fazer mais um “pit stop” ou tentarem se manter na pista e segurar Vettel. Mas o alemão da RBR foi paciente.
Decidido a vencer a prova no Japão, Vettel partiu para cima de Grosjean em busca do segundo lugar. A ultrapassagem veio a 13 voltas do final, com uma bela manobra na curva 1. Na volta 42, Webber com pneus desgastados, confirmou a estratégia de três paradas e foi para os boxes. Com isso Vettel assumiu a ponta. Na liderança, o sonho do tetra antecipado em Suzuka passou a ser possível. Mas para isso, Alonso, que vinha em quinto, não poderia chegar entre os oito primeiros, o que parecia ser difícil de acontecer. Porém o único rival do alemão na disputa pelo título, o Fernando Alonso (Ferrari), fez uma corrida de regularidade e cruzou a linha de chegada na quarta posição. O outro piloto de Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, pelo erro cometido terminou na décima colocação.
Com a vitória praticamente definida, as emoções finais ficaram por conta de Alonso e Webber. O primeiro superou Hulkenberg numa ultrapassagem perigosa e alcançou a quarta colocação. E o australiano da Red Bull disputou a segunda posição com Grosjean e só conseguiu conquistá-la na penúltima volta. Agora Vettel está com 295 pontos, enquanto Alonso chegou a 205. Restam ainda mais quatro corridas até o final da temporada, sendo que a última será disputada no Brasil.
A próxima etapa será daqui a duas semanas, dia 27 de outubro, o GP da Índia. Vettel soma 297 pontos contra 207 de Alonso. Em caso de vitória do espanhol, o alemão da RBR precisa apenas chegar em quinto lugar para garantir o título. Se o piloto da Ferrari terminar em segundo, basta um oitavo lugar para Vettel levantar a taça. Qualquer outra combinação dá o tetra ao alemão.
HOMENAGEM
Cerca de 1h30 antes da largada do GP do Japão deste domingo, pilotos e dirigentes prestaram um minuto de silêncio em tributo à Maria de Villota, que morreu na última sexta-feira em decorrência de lesões neurológicas sofridas num gravíssimo acidente em 2012. Em um momento de emoção, pilotos, dirigentes e o presidente da FIA, Jean Todt, reuniram-se numa garagem do “paddock” de Suzuka para prestar a homenagem. A ex-pilota de testes da Marussia foi encontrada morta num hotel em Sevilha (Espanha), onde faria uma palestra. A cerimônia de pódio deste domingo também foi dedicada à memória da espanhola.
Resultado final GP do Japão:
1.º) Sebstian Vettel (ALE/RBR), 53 voltas, em 1h37m410
2.º) Mark Webber (AUS/RBR), a 7s1;
3.º) Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 9s9;
4.º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 45s6;
5.º) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 47s3;
6.º) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), a 51s6;
7.º) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber), a 1m11s6;
8.º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1m12s0;
9.º) Jenson Button (ING/McLaren), a 1m20s8; 10.º) Felipe Massa BRA/Ferrari), a 1m29s2;
11.º) Paul di Resta (ESC/Force India), a 1m38s5; 12.º) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 1 volta;
13.º) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 1 volta;
14.º) Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta;
15.º) Sergio Pérez (MEX/McLaren), a 1 volta.
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR), 1m34s587.