DAF produz o primeiro XF 105 em Ponta Grossa
O evento marca o início da produção do modelo extrapesado da DAF, que será oferecido no mercado brasileiro em duas configurações: 6×2 e 6×4, voltadas ao transporte pesado de longa distância. Todos serão equipados com motor PACCAR de 12,9 l e duas opções de cabine, Confort Cab e Space Cab, priorizando o espaço interno e a segurança do condutor.
“A estratégia da DAF em investir no Brasil está diretamente ligada ao potencial do País, extremamente estratégico para o desenvolvimento da companhia em mercados emergentes. Começaremos com o nosso campeão de vendas na Europa, o XF 105, mas nos preparando para trazer outras famílias de caminhões”, afirma Marco Davila, presidente da DAF Brasil.
Fora da Europa
A fábrica de Ponta Grossa é a primeira unidade produtiva da companhia fora da Europa, e uma das mais modernas da DAF no mundo. Localizada a 114 km da capital Curitiba, a planta conta com área total de 2,3 milhões de m2, e capacidade produtiva de até 10 mil caminhões por ano. Junto à planta, a DAF manterá um Centro de Distribuição de peças genuínas, que abastecerá toda a Rede de Concessionárias.
Foram aplicados US$ 200 milhões somente na instalação da fábrica, parte de um investimento de US$ 320 milhões que a empresa está promovendo no País. A escolha de Ponta Grossa ocorreu em virtude da sua localização geográfica, com fácil acesso rodoviário às principais regiões e portos brasileiros e ao parque de fornecedores do Sudeste. A unidade do Brasil segue o PACCAR Production System, o mesmo padrão de qualidade da companhia em todo o mundo. Como parte desse processo, a fábrica de Ponta Grossa iniciou em setembro seu sistema de validação de produção, o Quality Validation.
Nessa etapa, são testadas a eficiência e eficácia de todos os procedimentos e processos, garantindo ao mercado caminhões de excelência. Dentre os pontos avaliados estão a fabricação de componentes, a capacidade de produção da linha de montagem, infraestrutura, segurança, logística e o sistema de TI. Em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), a DAF também investe na capacitação dos seus colaboradores, que desde o início de 2013 estão recebendo treinamento prático e teórico.