Átila Abreu vence Stock Car em Curitiba

0
Postado 20 de outubro de 2013 por bisponeto em
Átila Abreu ganhou a décima etapa do Circuito Nova Schin Stock Car, realizada na manhã deste domingo (20/10) no Autódromo de Curitiba. Esta foi a primeira vitória dele na temporada e a quinta na carreira na principal e mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro. O segundo lugar ficou com Thiago Camilo, o terceiro com Daniel Serra, o quarto com Ricardo Maurício e o quinto com Cacá Bueno. Tirando o vencedor, todos os outros quatro brigam diretamente pelo título. Daniel Serra, que chegou a Curitiba com 10 pontos de vantagem para o pentacampeão Cacá Bueno, deixa a capital do Paraná 11 na frente, agora de Thiago Camilo, o novo vice-líder.

Depois de largar na pole – sua terceira na temporada – Átila perdeu a posição para Daniel, que ficou na frente e abriu mais de dois segundos de vantagem. No entanto, na parada para reabastecimento ele voltou atrás de Átila e de Thiago. A vitória de Átila Abreu se consolidou quando ele decidiu ficar mais algumas voltas na pista antes de parar para colocar etanol no tanque do carro. Sem adversários na frente, ele acelerou o suficiente para retornar em primeiro e não deixar mais a posição.

“O mais incrível é que, sinceramente, não esperava que a vitória viesse aqui em Curitiba, pois na corrida passada (Velopark) nosso carro quase sofreu perda total e precisou ser praticamente todo refeito. Como tudo era novo, temia algum problema”, disse.

Antes da prova, Thiago Camilo ocupava o quarto lugar com 141 pontos, três a menos do que o então segundo colocado Cacá Bueno, e deixou Curitiba com a vice-liderança e 11 a menos do que Serrinha. A estratégia de não trocar pneus o levou a ganhar, nos boxes, a posição de Daniel.

“Arriscamos tudo e deu certo por pouco, mas, mais meia volta e eu ficaria sem pneu. Esse resultado foi importante demais porque as duas próximas provas são em circuitos onde a gente anda muito bem, Brasília e São Paulo. Vamos com tudo em busca do título”, disse Camilo.

Sempre comedido, Daniel Serra ficou contente com o resultado que lhe deu um ponto de vantagem a mais em relação ao segundo colocado. Mas ele sabe que até o final do campeonato muita coisa pode acontecer, principalmente com a pontuação dobrada na Corrida do Milhão, dia 15 de dezembro em Interlagos.

“Foi um bom resultado. Claro que cheguei a ter aquele gostinho de vou vencer mais uma, mas no geral foi positivo. Saio daqui com 11 pontos de vantagem para o segundo e com uma corrida a menos para acontecer. Ainda não tem nada decidido, mas é sempre bom aumentar a vantagem. Agora é pensar em Brasília, que foi uma pista em que andamos bem e podemos conquistar mais um bom resultado”, completou o filho do tricampeão Chico Serra.

Briga pelo campeonato

A disputa pelo título do Circuito Nova Schin Stock Car continua intensa, mas agora, depois do encerramento da décima rodada e faltando duas para o final da temporada, somente sete pilotos mantêm chances matemáticas de conquistar o cobiçado troféu. Como estarão em disputa 72 pontos (24 na prova de Brasília e 48 – pontuação dobrada – na Corrida do Milhão, em Interlagos).

Com 102 pontos, Marcos Gomes é o último da lista, pois pode chegar até 174 caso vença as duas e o líder e os outros que estão na frente deixem de pontuar nas duas. Além dele também estão na relação Max Wilson (117), Valdeno Brito (120), Ricardo Maurício e Cacá Bueno (160), Thiago Camilo (171) e o líder Daniel Serra, que tem 172 pontos.

Os comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que já haviam punido os pilotos Beto Cavaleiro e Duda Pamplona por atitude antidesportiva, avaliaram os vídeos e decidiram penalizar mais três pilotos que disputaram a décima etapa do Circuito Nova Schin Stock Car. Nonô Figueiredo foi excluído da corrida por não fazer o reabastecimento obrigatório, como prevê o regulamento.

Outros dois também foram penalizados. Rafa Matos pegou 20 segundos no tempo final e caiu do 15º para o 18º lugar. O motivo foi atitude antidesportiva contra Denis Navarro. Popó Bueno acabou recebendo a mesma pena de 20 segundos no tempo final, mas por parar para o reabastecimento fora do local delimitado no box, e caiu do 13º para o 16º posto.

Resultado da décima etapa do Circuito Nova Schin Stock Car:

1.º) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing), 42min22s587, média de 162,18 km/h;
2.º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 2s044;
3.º) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 6s809;
4.º) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 7s167;
5.º) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 7s458;
6.º) Sérgio Jimenez (Voxx Racing Team), a 14s059;
7.º) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), a 16s199;
8.º) Ricardo Zonta (BMC Racing), a 21s024;
9.º) Valdeno Brito (Shell Racing), a 22s485;
10.º) Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 22s959;
11.º) Diego Nunes (RC3 Bassani), a 24s925;
12.º) Allam Khodair (Vogel Motorsport), a 31s872;
13.º) Denis Navarro (Voxx Racing Team), a 33s001;
14.º) Tuka Rocha (BMC Racing), a 34s298;
15.º) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), a 46s259;
16.º) Popó Bueno (Shell Racing), a 46s785;
17.º) Rodrigo Sperafico (Prati-Mico’s Racing), a 48s050;
18.º) Rafa Matos (Hot Car Competições), a 52s608;
19.º) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), a 52s870;
20.º) Vitor Genz (Gramacho Competições), a 52s930.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)