Novo Ford Focus: primeiras impressões

0
Postado 27 de setembro de 2013 por bisponeto em

Durante o lançamento realizado em Mendoza, na Argentina, o site Automania avaliou o novo Ford Focus 2014 da configuração topo de gama Titanium Plus. O novo Focus Sedan chega ao mercado com bons argumentos para “brigar” pelas primeiras posições do segmento de sedãs médios. O Focus Sedan 2014 oferece bom nível de equipamentos em todas as suas versões e manteve a boa dirigibilidade das gerações anteriores.

O Focus sempre foi um daqueles carros que agradam logo ao se acomodar no banco. O painel é envolvente, os bancos são confortáveis e os comandos são sempre fáceis. O visual interno do novo Focus 2014 é moderno, com boas soluções estéticas. Na versão topo de linha, tudo é valorizado pela tela central sensível ao toque e pelo acabamento mais caprichado. O plástico emborrachado que reveste a maior parte do painel agrada tanto aos olhos quanto ao toque. A qualidade do interior, por sinal, é melhor do que a da linha anterior.

A nova geração do médio da marca do oval azul manteve as características mecânicas básicas, como a suspensão traseira independente. Significa que continua sendo a referência do segmento em termos de dirigibilidade. Mas quando está em movimento é que todo seu potencial vem à tona. O motor Duratec Direct Flex passa a impressão de estar sempre “cheio” por disponibilizar acelerações e retomadas vigorosas. Seu câmbio automatizado de dupla embreagem realiza trocas rápidas e sem trancos mesmo quando o motorista exige uma “tocada” mais forte.Com o câmbio em “D” (drive), ele fica sempre calibrado para um melhor consumo. A suspensão (multilink na traseira) é bem acertada.

O nível de ruído é baixo, assim como a vibração do motor. E para quem gosta de dirigir o novo Focus oferece bons níveis de diversão. Além de bom desempenho em aceleração, com todos os 178 cv de potência do motor, o modelo é muito agradável e a dirigibilidade, que era boa, está ainda melhor, com respostas mais diretas da direção (agora elétrica), e o comportamento sempre estável e seguro da suspensão.

É um carro que realmente impressiona quando se pisa fundo no acelerador. A forma como o carro anda no asfalto é suave e sempre muito estável, mérito do conjunto de suspensão traseira com braços individuais para cada roda, em vez do ultrapassado eixo de torção, que fazia a carroceria balançar mais. Ao que parece, a Ford aposta fortemente na esportividade de seu sedã para finalmente se dar bem no segmento. E pelo jeito, agora veremos o Focus Sedan com maior freqüência nas ruas, pois o modelo promete incomodar a concorrência.

Bispo Neto – Do site Automanianet, em Mendoza (Argentina)

         O jornalista viajou a convite da Ford do Brasil

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)