Novo Focus 2014: tecnologia e segurança
DESIGN, INTERIOR, CORES
A nova linha Focus impõe uma atitude esportiva. O Sedan remete aos mais modernos cupês e o Hatch destaca-se pelas linhas rápidas. A linha adota um “design” avançado, caracterizado pelas formas fluidas e expressivas. A frente é imponente e aerodinâmica. A linha lateral tem um jogo de luz e sombra que destaca o refinado trabalho de superfície. A traseira curta do Sedan e a rasante do Hatch, ambas de grande esportividade, reforçam a personalidade de cada modelo, resultado de um projeto concebido para apresentar carrocerias diferentes e únicas.
Suas rodas de liga leve, de 16 ou 17 polegadas, têm desenho esportivo. O acabamento em preto de alto brilho adiamantado na versão Titanium traz ao Brasil a mais nova tendência européia de rodas, criando um novo paradigma na categoria. Os dois modelos têm faróis e lanternas traseiras com o efeito de uma jóia. Ou seja, têm um tratamento apurado e composição de luzes e brilhos que, além de funcionais, são projetados para transmitir qualidade de classe superior.
O interior do Novo Focus é um capítulo à parte. Suas linhas ergonômicas envolvem o motorista e criam um ambiente elegante, moderno e sofisticado. O uso expressivo de cores, materiais suaves ao toque e a atenção aos detalhes contribuem para o seu padrão excepcional de conforto. O painel é confeccionado com espuma injetada de alta qualidade.
O ambiente de tecnologia é destacado pela cabine em estilo “cockpit”, eficiente e que propicia excelente sensação a bordo. O grafismo dos instrumentos e a tela do SYNC acrescentam elementos estéticos modernos ao veículo. A linha oferece oito cores externas: as sólidas branco Ártico e vermelho Bari, a metálica prata Geada e as perolizadas preto Gales, azul Mônaco, prata Atenas, cinza Novara e cinza Ubatuba.
MOTORES
As duas novas opções de motores – 2.0 Duratec Direct Flex e Sigma 1.6 TiVCT Flex – são outros exemplos de alta tecnologia. Com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, eles aprimoram o desempenho sem deixar de lado a economia. O 2.0 Duratec Direct Flex, com injeção direta bicombustível e duplo comando de válvulas independente e variável, gera 178 cv com etanol e 175 cv com gasolina e torque de 221/211 Nm, respectivamente. Ele é o primeiro flex com injeção direta no mundo e não necessita de qualquer recurso auxiliar para a partida com etanol a frio, usando somente a compressão do motor. O alto torque da versão 2.0 dá agilidade ao Sedan e uma pegada esportiva ao Hatch. A sonoridade do motor contribui para a sua condução empolgante.
O Sigma 1.6 TiVCT Flex, com duplo comando de válvulas independente e variável, entrega 135 cv (etanol) e 131 cv (gasolina) e torque de 169/164 Nm, respectivamente. Ele conta com o sistema “Easy-Start”, que também dispensa o tradicional “tanquinho” na partida a frio.
O torque elevado dos motores 2.0 e 1.6 faz uma perfeita combinação com a transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades, de série no Sedan e opcional no Hatch. Para o Hatch 1.6 há a versão manual com a consagrada IB5, presente em vários carros mundiais da Ford.
O conjunto de suspensão independente do Novo Focus é leve, eficiente e atende os requisitos de estabilidade e conforto para quem gosta de uma condução firme e com o carro na mão. A traseira é do tipo Multilink, que reforça o conforto e o controle total do veículo. A disponibilidade da direção elétrica acrescenta prazer e segurança ao dirigir.
CONTEÚDO, VERSÕES,PREÇOS
O Novo Focus oferece o melhor conjunto da categoria, com versões criadas para atender diferentes perfis de clientes. O modelo Hatch oferece duas opções de motores: 2.0 com transmissão sequencial PowerShift nas versões SE e Titanium; e Sigma 1.6 Flex nas versões S e SE, com transmissão manual de cinco velocidades ou PowerShift (opcional).
- O Hatch 1.6 S com transmissão manual, duplo “airbag”, freios ABS, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema SYNC parte de R$60.990,00. Com a opção da transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por R$66.990,00.
- O Hatch 1.6 SE acrescenta itens como quatro “airbags”, tela de 4,2 polegadas e bancos de couro, por R$63.990,00. Com a opção da transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por R$69.990,00 e acrescentando o motor 2.0 Duratec Direct Flex o preço é R$72.990,00.
- O Hatch Titanium 2.0 inclui câmera de ré, SYNC com tela de 8 polegadas e navegação e rodas de liga leve exclusivas, por R$79.990,00.
O Sedan vem exclusivamente com motor 2.0 Duratec Direct Flex e transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades, nos catálogos S, SE e Titanium.
- O Sedan S dispõe de duplo “airbag”, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus e SYNC Media System, por R$69.990,00.
- O Sedan SE custa R$74.990,00 e o Sedan Titanium sai por R$81.990,00. Tanto o Sedan como o Hatch contam com o pacote SE Plus, que por R$3.000,00 traz: seis “airbags”, chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro.
O topo de linha Titanium também tem um pacote de opcionais Plus, composto por faróis de Xenon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições, por R$8.000,00.
De acordo com Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil, “O Novo Focus é o automóvel de maior sucesso da Ford no mundo e líder global de vendas, com mais de 1 milhão de unidades em 2012. Ele completa a presença da marca em todos os continentes, destacando-se no segmento mais competitivo do mundo, tanto em termos de volume de vendas como de imagem, com um produto moderno, eficiente e inovador”, disse Steven Armstrong.
Bispo Neto Do Automanianet, em Mendoza (Argentina)
O jornalista viajou a convite da Ford do Brasil