Citroën apresenta conceito Cactus
O “design” do protótipo da montadora francesa prioriza a funcionalidade, com linhas fluidas e os curiosos “airbumps”, elementos semelhantes a bolsas de ar colocadas nas laterais e nos pára-choques que ajudam a proteger a carroceria em caso de pequenos impactos. O protótipo exibe faróis bem parecidos com os do novo C4 Picasso, rodas de 21 polegadas, largas proteções ao redor do pára-lama, lanternas com estilo 3D e portas sem puxadores, além do teto que parece estar flutuando.
Na cabine, o aspecto futurista fica ainda mais claro com a presença de uma central multimídia com tela de oito polegadas que substitui boa parte dos botões convencionais. O painel de instrumentos também foi modificado, com a introdução de uma tela de sete polegadas. A montadora também fez outras modificações na cabine para ganhar em espaço interno, incluindo deslocar o “airbag” do passageiro para o teto e a substituição dos bancos tradicionais por um banco inteiriço que lembra um sofá.
Tanto o velocímetro quanto o painel de instrumentos são visualizados em formato digital na tela localizada atrás do volante, que tem a base e a parte superior retas. Sobre a motorização, a Citroën só informou que o modelo será movido pelo sistema Hybrid Air, que alia um propulsor a ar comprimido e um motor a gasolina. De acordo com a marca, o custo dessa tecnologia é menor do que o dos tradicionais híbridos elétricos, além de otimizar espaço e contribuir na redução de peso do modelo. E seu câmbio automático tem apenas três comandos (ré, neutro e drive), acessados por botões no painel.
Pela tecnologia que carrega, e pelo seu estilo arrojado, este “crossover” bem que pode estar anunciando ou mostrando o substituto do nosso conhecido Aircross.