Audi Nanuk Quattro, crossover conceitual
O Audi Nanuk Quattro tem distância entre eixos de 2,710 milímetro. Além disso, ostenta 4.541 milímetros de comprimento, 1.990 milímetros de largura e 1.337 milímetros de altura. Sua carroceria é de alumínio Audi Space Frame (ASF). Luzes diurnas dinâmicas são acionadas quando o carro é ligado, e também servem como sinalizadores de direção. E a janela traseira grande expõe o motor TDI.
Toda a lataria traseira pode ser suspensa como em carro de corrida para trabalhos de manutenção. Bagagem dos ocupantes é recolhida na parte da frente do carro. Seu interior foi reduzido ao essencial. A arquitetura gira em torno do painel de instrumentos, feito de fibra de carbono. O painel de instrumentos parece flutuar e enfatiza as linhas horizontais e a largura do carro. É apoiado por estribos de alumínio no console central. Além disso, há numerosos compartimentos de armazenamento. Todos os elementos de controle, incluindo os controles para a suspensão a ar, podem ser acionados por meio do “touchwheel” para navegação e funções multimídia.
Seus assentos, com encostos dobráveis, contêm encostos de cabeça integrados. Um telefone celular pode ser carregado por indução na caixa de telefone da Audi. Ao invés de mostradores físicos, o Audi Nanuk tem um painel de instrumentos programável. O motorista pode escolher uma variedade de exposições e informações que desejar. Dois pequenos monitores servem como espelhos exteriores digitais e exibem as imagens das câmeras nas portas. O Audi Nanuk tem capacidade para apenas dois passageiros, sendo equipado com um recém-desenvolvido V10 TDI instalado longitudinalmente na frente do eixo traseiro. O motor diesel de 5.0 litros produz 544 cv e oferece 100 Kgfm a partir de 1.500 rpm.
Com esse conjunto motriz, o Audi Quattro Nanuk, que pesa 1.900 kg, acelera de 0 a 100 km / h em 3,8 segundos, e a velocidade máxima é de 305 km / h. O consumo médio, no ciclo europeu é de 12,8 km/l. O carro é equipado com rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus 235/50 na frente e 295/45 na traseira. Os discos de freio de fibra de cerâmica e carbono podem resistir a altas temperaturas e são extremamente resistentes à abrasão. Outro destaque tecnológico do carro conceito da Audi é a direção integral, que resolve o conflito clássico entre comportamento dinâmico e estabilidade. O sistema combina a direção dinâmica no eixo dianteiro, com direção suplementar para as rodas traseiras.
Quando o motorista dirige em velocidades baixas a moderadas, as rodas traseiras viram até nove graus na direção oposta das rodas dianteiras. Isso encurta virtualmente a distância entre eixos em cerca de 100 centímetros, reduzindo o raio de curvatura em cerca de 10 metros. O motor TDI V10 também define parâmetros para potência e eficiência.