Volks apresenta novo Golf 2014
A nova geração do Golf será comercializada em 3 versões: Highline 1.4 automática e manual e, no fim do ano, na GTI 2.0. Essas versões têm telo solar e tela sensível ao toque. Os motores são turbocomprimidos e com injeção direta. A GTI, sigla que a Volkswagen usa para versões esportivas, será a topo de linha e é a “mais potente, rápida e econômica de todos os tempos”, informa a Volkswagen.
Ela terá motor 2.0, que chega a 220 cv de potência entre 4.500 e 6.200 rpm (com gasolina; por enquanto, não há motor flex) com câmbio DSG, automático de dupla embreagem com 6 marchas, e sistema “start-stop”, que desliga o motor automaticamente quando o carro para num semáforo, por exemplo. Em seu visual, há detalhe em vermelho sobre a grade frontal e os faróis, pinças de freio também em vermelho e rodas de liga leve de 17 polegadas. Além dele, o Golf será vendido na versão Highline, nome de pacote mais equipado (Fox e Gol, por exemplo, têm uma versão Highline, que é mais cara). Ela terá a tecnologia BlueMotion, que visa economia de combustível.
Nessa versão, o” hatch” da Volks terá motor 1.4 de 140 cv de potência (com gasolina) com transmissão manual de 6 marchas e “start-stop”. Haverá ainda a versão Highline automática, com transmissão de dupla embreagem DSG de 7 velocidades. A capacidade do porta-malas do novo Golf saltou de 350 para 380 litros em relação ao modelo anterior.
Equipamentos
Todas as versões serão equipadas de série com 7 “airbags” (2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho, para o motorista) e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Haverá ainda rádio CD player, freios com sistema “Multicollision Brake”, freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold, bloqueio eletrônico do diferencial XDS e alerta de perda de pressão dos pneus. Como opcional, será oferecido um sistema de seleção do perfil de condução. Por intermédio da tecla Mode, ao lado da alavanca de câmbio, é possível escolher entre 4 modos de condução: Eco, Sport, Normal e Individual.
Mas existe a expectativa de que os dois modelos do novo Golf venham a ser fabricados no Brasil futuramente, também em São José dos Pinhais (PR), onde poderão dividir espaço na linha de produção. Na fábrica do Paraná são produzidos ainda Fox, CrossFox e SpaceFox. O carro chega às revendas no mês que vem, importado da Alemanha, sem motor flex. Mas a Volkswagen ainda não divulgou os preços.