Novo Ford Fusion Hybrid 2014
Seu sistema propulsor foi aprimorado com avançada bateria de íons de lítio, 23 kg mais leve e mais potente, um novo motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson e um novo motor elétrico, que geram uma potência combinada de 190 cv. O sistema de frenagem regenerativo recupera até 95% da energia perdida nos freios. Controlada eletronicamente, a transmissão continuamente variável e-CVT gerencia a energia dos motores a gasolina e elétrico. A direção e o ar-condicionado com acionamento elétrico também contribuem para a economia de combustível.
Em seu painel de instrumentos Smartgauge estão duas telas de LCD configuráveis e o Ecoguide, tela que ensina a dirigir de modo mais sustentável usando grafismos de folhas que aumentam ou diminuem junto com a eficiência no uso da energia. É o veículo com menor consumo de combustível do País, de acordo com medição do Inmetro/Conpet: 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Enquanto o modelo anterior chegava a rodar só com o motor elétrico com 75 km/h, o novo chega a 100 km/h exclusivamente com eletricidade.
Dados de fábrica indicam que o modelo acelera de 0 a 100 km/ em 9,3 segundos. Também avança na interatividade, com vários recursos que informam e orientam o motorista sobre a melhor forma de aproveitar toda a sua tecnologia. Outra novidade fica por conta do Modo ev+, que memoriza as rotas mais frequentes e programa o carro para usar mais o motor elétrico no caminho reconhecido. Demora cerca de duas a três semanas até ele “aprender” o método mais econômico para o trajeto. Por fim, o controlador automático de velocidade recebeu a função Eco Cruise, que prioriza a economia de combustível.
O carro vem com oito “airbags”, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sistema de permanência em faixa, controlador de velocidade adaptativo, alerta de colisão, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, assistente de partida em rampa e sistema “Advance Trac” com controle eletrônico de estabilidade e tração.
A lista de tecnologias do Fusion Hibryd voltadas ao conforto incluiu o sistema Sync com tela “touch screen” de oito polegadas e comandos de voz em português, painel com telas configuráveis MyFord Touch, sistema de acesso inteligente e partida sem chave e ar-condicionado automático digital com controles individuais para o motorista e o passageiro. E o Fusion Hibryd 2014 chega mais barato em relação à versão anterior: custa R$ 124.990. A anterior custava R$ 133.900,00 (portanto o novo é R$ 8.910,00 mais em conta). “Nenhum outro veículo oferece um conjunto tão completo e avançado de equipamentos na mesma faixa de preço”, diz Oswaldo Ramos, Gerente-Geral de Marketing da Ford.
Importado do México, o novo Fusion Hibryd tem custo fixo de revisão de R$ 3.508,00 até os 60 mil km rodados. A Ford espera comercializar 400 unidades/mês da novidade, que passa a integrar a linha formada pelo Fusion 2.5 Flex (R$ 92.990,00) e pelo 2.0 EcoBoost a gasolina (R$ 101.990,00).