Giaffone conquista em Cascavel a 1.ª pole da MAN na Fórmula Truck
No Top Qualifying, segunda e decisiva fase do treino classificatório que definiu as posições de largada em Cascavel, Giaffone cronometrou a volta mais rápida em 1min17s181, com média horária de 142,636 quilômetros. O piloto da RM Competições/MAN Latin America foi 199 milésimos de segundo mais veloz que o paulista Paulo Salustiano, da ABF Racing Team, que alinha o Mercedes-Benz número 55 em segundo lugar no grid.
“Estou muito feliz com esta pole, ainda mais por ser a primeira do MAN TGX”, comemorou Giaffone – é a sexta corrida do caminhão na Truck. “É um momento especial para mim e para toda equipe da engenharia da MAN Latin America e da RM Competições. Espero manter o ritmo amanhã, sabendo que a competição será bem acirrada, especialmente porque é uma corrida longa, de uma hora de duração”, falou o campeão brasileiro de 2007, 2009 e 2011.
Salustiano, segundo no grid, empata na vice-liderança do campeonato com o gaúcho Régis Boessio com 71 pontos, seis a menos que o paranaense Leandro Totti. Boessio é o nono colocado no grid, uma posição à frente de Totti. “Errei no segundo trecho. Mesmo com o Felipe muito rápido, eu acho que podia faze a pole. Na corrida, como o Totti e o Boessio estão mais atrás, vou pensar em pontos para o campeonato. Mas tenho chance de ganhar”, avisou.
Pole-position da etapa cascavelense no ano passado, Beto Monteiro vai alinhar em terceiro com o caminhão da Scuderia Iveco. “Nossa evolução aqui tem sido boa. Desde o começo dos treinos, baixamos nossa distância para os líderes de nove para dois décimos de segundo. Como em 2012 parei na primeira volta, não sei se o caminhão aqui é melhor para treino ou corrida, mas preciso terminar bem para não ‘morrer’ no campeonato”, ponderou.
A tomada de tempos em Cascavel marcou a primeira vez em que Alex Caffi avançou ao Top Qualifying. Ele larga em oitavo. “Esse é meu primeiro ano aqui, era um ano só para testes, mas a evolução tem sido rápida. A parte mais pesada do trabalho de desenvolvimento foi feita. Agora, o crescimento depende dos ajustes finos. Conseguimos 3,2 quilos de pressão no turbo, contra 3,5, até 3,6 dos pilotos mais rápidos”, descreveu o italiano, ex-piloto de Fórmula 1.
O GP Aurélio Batista Félix, neste domingo, terá transmissão ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes a partir das 13 horas, com narração de Téo José, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério e Vytor Zeidan. O grid definido neste domingo no Autódromo Zilmar Beux é o seguinte:
Top Qualifying:
1.º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min17s181;
2.º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min17s380;
3.º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min17s450;
4.º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min17s486;
5.º) André Marques (SPMAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min17s544;
6.º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min17s630;
7.º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min17s779;
8.º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 1min18s700.
Treino classificatório:
9.º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min18s046;
10.º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min18s095;
11.º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min18s287;
12.º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min18s399;
13.º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min18s658;
14.º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min18s994;
15.º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições, 1min19s066.
Fotos: Orlei Silva.