F-1: Vettel quebra tabu e vence na Alemanha
Em corrida marcada por dois acontecimentos inusitados e pelo abandono do brasileiro Felipe Massa logo na quarta volta, o piloto da Red Bull cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e abriu vantagem na liderança do Mundial. Vettel, que havia largado na segunda posição, não demorou para ultrapassar o “pole position” Lewis Hamilton e passou a maior parte da corrida na primeira posição.
A vitória da Red Bull só foi ameaçada pelas Lotus por apresentarem maior regularidade no desgaste de pneus. Raikkonen chegou a liderar a prova faltando menos de 15 voltas para o final. Mas foi forçado a ir para os boxes realizar a última troca de pneus e deixou o Vettel na frente novamente. A Mercedes mostrou que ainda enfrenta problemas para administrar o desgaste dos pneus. O “pole position” Lewis Hamilton foi presa fácil nas primeiras voltas e terminou em quinto. E Nico Rosberg, que venceu duas das últimas três provas, fez uma prova discreta e chegou em nono após largar em 11º.
Quem se destacou foi Jenson Button. Poupou pneus, fez dois “pit stops” contra três dos rivais e levou o limitadíssimo carro da McLaren ao sexto lugar. É bom lembrar que nenhum pneu “furou” em Nurburgring.
Felipe Massa, que havia largado na sétima posição e mostrava otimismo para a corrida, acabou abandonando a provaa logo na quarta volta. Ele estava na sexta colocação quando sua Ferrari sofreu uma pane e deixou a pista. A escuderia de Maranello e o piloto ainda não se pronunciaram a respeito do que provocou o incidente.
Cinco voltas depois, Nurburgring foi palco de um acidente insólito: a Red Bull falhou no “pit stop” do então líder Mark Webber e deixou solto o pneu traseiro direito. Assim que o australiano acelerou, o pneu se desprendeu do carro e rolou pelos boxes até atingir as costas de um cinegrafista. A corrida ainda teve outro acontecimento incomum. O francês Jules Bianchi teve um problema no motor de sua Marussia e também deixou a prova. Na hora de retirar o carro do circuito, os funcionários se atrapalharam e deixaram o veículo em ponto morto deslizar de ré pela pista até parar depois de colidir com uma placa publicitária.
O pódio do GP da Alemanha ainda teve o finlandês Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, da Lotus. Fernando Alonso foi o quarto colocado. A vitória deste domingo deixou Vettel ainda mais isolado na liderança do Mundial de Pilotos, com 157 pontos. Fernando Alonso sustentou a segunda posição da temporada ao alcançar 123 pontos, mas agora sob ameaça real de Raikkonen, terceiro com 116. Lewis Hamilton, quinto na Alemanha, vem atrás com 99, seis a mais que o australiano Mark Webber, da Red Bull, que terminou em sétimo neste domingo.
Felipe Massa não pontuou e segue com 57, na sétima posição. A próxima etapa da Fórmula-1 está programada para daqui três semanas. A décima das 19 corridas do calendário da temporada será realizada no dia 28 de julho, no Grande Prêmio da Hungria, em Budapeste.
Classificação final do GP da Alemanha]
1.º) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 60 voltas em 1h41min11s;
2.º) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 1s008;
3.º) Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 5s830;
4.º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 7s721;
5.º) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 26s927;
6.º) Jenson Button (ING/McLaren), a 27s996;
7.º) Mark Webber (AUS/Red Bull), a 37s562;
8.º) Sergio Pérez (MEX/McLaren), a 38s306;
9.º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 46s821;
10.º) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), a 49s892.