Volvo V40 chega com “airbag” para pedestre
Explica a fabricante sueca que o “airbag” funciona a partir de uma série de sensores no pára-choque dianteiro que identificam a presença de pedestres. Em caso de colisão, a tampa do capô é levantada parcialmente e uma bolsa de ar é aberta sobre o motor, minimizando o impacto do pedestre com o veículo. O “airbag” só é acionado no caso de impacto com a frente do veículo entre 20 km/h e 50 km/h.
Além desse dispositivo, o pacote Safety inclui sistemas para evitar colisões, presentes em outros modelos da marca. Entre eles estão detector de pedestre, que freia o carro quando ele estiver com velocidade de até 35 km/h, se houver risco de atropelamento; alerta de mudança de faixa, se o motorista não der seta, o que pode ser sinal de distração ou cansaço; e monitoramento de placas de velocidade, que avisa se o carro está excedendo o limite, entre outros.
Seu painel de instrumentos é digital com 3 modos de visualização das informações, conforme a condução: Eco, que prioriza dados de consumo; Elegance e Performance, que destaca as informações mais usadas durante a condução esportiva. O Volvo V40 será importado com versão única de motorização. O propulsor é um 2.0 turbo de 180 cavalos de potência a 5.000 rpm e 30,6 kgfm de torque, disponível entre 2.700 rpm e 4.000 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades.
Informa a montadora sueca, que o carro vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Há ainda sistema “start/stop” (que desliga o carro temporariamente quando ele está parado, como num semáforo, por exemplo). O painel de instrumentos do V40 é digital com 3 modos de visualização das informações, conforme a condução: Eco, que prioriza dados de consumo; Elegance e Performance, que destaca as informações mais usadas durante a condução esportiva. A direção, elétrica, possui também 3 opções de ajuste.
De série, por R$ 115.950,00 o Volvo V40 tem ainda ar-condicionado digital, sistema de áudio, conexão Bluetooth para iPod, tela de 7 polegadas, bancos e volante em couro, sensor de estacionamento, de chuva e crepuscular (que aciona os faróis), piloto automático (controle de cruzeiro), partida sem chave e rodas de liga-leve de 17 polegadas. Também são de série alerta de colisão, que freia o carro se ele se aproximar demais de um objeto à frente (chamado City Safe pela Volvo), 7 “airbags” (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), freios ABS e controle de estabilidade e tração. O “hatch” da Volvo pode ser equipado ainda com o pacote Sport, por R$ 12 mil, que inclui teto panorâmico e rodas aro 18. E o High Tech, de R$ 10 mil, com GPS, DVD, câmera de ré e assistente de estacionamento. “A expectativa é vender 700 unidades neste segundo semestre. A linha 40 será o ‘carro-chefe’ da Volvo nesse período”, afirmou o presidente da Volvo Cars para o Brasil e a América Latina, Paulo Solti, durante a coletiva de imprensa.