JAC revela detalhes de sua fábrica
Com investimento de 1 bilhão de reais e capacidade para produzir até 100 mil veículos, a fábrica ainda está na fase inicial de construção, porém, a JAC garante que está completamente dentro do cronograma. De acordo com a marca, a operação começa em dezembro de 2014. O complexo incluirá um centro de desenvolvimento de novas tecnologias, um centro de estilo e “design”, laboratórios de acústica e controle de emissão de poluentes, pista de testes e um centro de capacitação profissional. Estima-se que serão gerados cerca de 3,5 mil postos de trabalho em Camaçari.
Novos modelos
Projetados para o mercado nacional, os novos modelos da JAC serão feitos sobre a mesma plataforma utilizada no novo A20 chinês e terão três opções de motores: 1.0 três cilindros, 1.4 16V e 1.5 16V, todos flexíveis em combustível. O “design” ficou por conta do estúdio italiano mais uma vez, porém ditado pelo Brasil.
Informou Demetrius Adam, supervisor de desenvolvimento da JAC, que o “hatch” terá quatro opções de acabamento. Assim, fica claro que os carros da JAC fabricados no Brasil terão versões simples ou completas, diferente do esquema atual de vender apenas os carros completos. Com a previsão da fabrica estar operando só em dezembro/2014, o lançamento comercial do novo compacto da JAC que vai substituir o J3 só ocorrerá em maio de 2015. “Nossa previsão é nomear a maior parte dos fornecedores até julho, principalmente os que integrarão o parque industrial da marca”, afirmou Tarcísio Telles, vice-presidente da JAC. As definições começam a ser feitas no escritório central da marca, no bairro do Jaguaré (zona oeste de São Paulo).