Ford testa “brake light” eletrônico
Este é um dos 20 sistemas com potencial futuro de aplicação desenvolvidos dentro do projeto Safety Intelligent Mobility (sim), na Alemanha, que tiveram seu funcionamento demonstrado em um evento em Frankfurt. Os testes de campo do projeto contaram com a participação de 500 motoristas e 120 veículos, incluindo 20 modelos Ford S-MAX.
No total, foram registradas mais de 41.000 horas de testes e rodados 1,6 milhão de quilômetros, em vias públicas e pistas fechadas. A Ford usou modelos S-MAX especialmente equipados para testar essa comunicação. Foram testados também o sistema de alerta de obstáculos, que indica a presença, posição e tipo de objetos potencialmente perigosos na pista, e o assistente de sinais de trânsito, que mantém contato com os centros de gerenciamento de tráfego para a atualização de informações.
O desenvolvimento do “Electronic Brake Light” foi liderado por engenheiros do Centro Europeu de Pesquisas da Ford em Aachen, na Alemanha. Outras tecnologias testadas dentro do projeto foram: o Gerenciamento Público de Trânsito, que fornece previsões exatas do trânsito com base em diversas informações. Elas incluem a identificação de prováveis cenários de trânsito e seu impacto em cada ponto do trajeto quando ele for atingido, e não no momento da partida; e acesso à Internet a bordo, que permite, por exemplo, receber informação sobre vagas disponíveis de estacionamento ou conferir pontos de congestionamento usando imagens atualizadas das câmeras de trânsito.
De acordo com Paul Mascarenas, vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford, “A comunicação entre os carros e entre os carros e a infra-estrutura viária representa um dos próximos grandes avanços na segurança veicular”, “A Ford está comprometida em avançar com os testes, na Europa e em todo o mundo, para torná-la uma realidade.”