Fiat 500 Cabrio resgata a nostalgia
O pequeno conversível resgata a nostalgia do modelo original, criado em 1957, mantendo inclusive os arcos e as colunas do teto. As grandes diferenças ficam por conta da tecnologia. Enquanto no carrinho da década de 1950 a capota era manual e presa por uma fivela de couro quando estava completamente recolhida, no atual ela é totalmente elétrica, podendo ser aberta ou fechada por intermédio de comandos junto ao retrovisor interno, em três estágios e em velocidade de até 80 km/h.
A identificação externa é feita pela letra C, que se incorporou ao número 500 na coluna B (central). Embora não seja um conversível na acepção da palavra, uma vez que lateralmente a carroceria é completa, com as colunas centrais e traseira, o efeito é praticamente o mesmo. No mais, ele é igual à versão que o originou, como os plásticos imitando cromado que cobrem os retrovisores externos e o friso da parte de baixo da moldura dos vidros, e o desenho das rodas de liga (de 15 polegadas) com raios mais vazados.
No pára-choque traseiro, os sensores de estacionamento ganham destaque em função da pouca visibilidade do pequeno vidro traseiro, que desaparece quando a capota está toda arriada e toma o seu lugar, dificultando a visão do motorista embora se consiga ver todo o tráfego à retaguarda e distante. O vigia traseiro é de vidro e tem desembaçador elétrico. Por causa do teto, não existe a porta de carga, mas uma pequena tampa de porta-malas, este com a mesma capacidade de 185 litros das outras versões.
Ele é perfeito na cidade pelas suas dimensões, mas o Fiat 500 Cabrio encara estradas sinuosas e autoestradas como gente grande. Sua curta distância entre eixos de 2.300 mm ajuda bastante, sem prejudicar as curvas de alta. Para quem não precisa de espaço de sedã no banco traseiro, pois é praticamente um 2+2 (só dois cintos atrás), é o tipo do carro ideal para uso predominante na cidade. No banco traseiro duas crianças, perfeito. Para quem cansou do pedal de embreagem, ideal.
Tem o Fiat 500 Cabrio, as mesmas características mecânicas e de acabamento do 1.4 Lounge Air, em que se destacam o motor a gasolina 1,4 MultiAir 16v de 105 cv a 6.250 rpm e 13,6 m·kgf a 3.850 rpm, e o moderno câmbio automático epicíclico Aisin de seis marchas com trocas seqüenciais e seletor de modo de operação (Eco, Sport, Winter). A sexta marcha é suficientemente longa para garantir 3.100 rpm a 120 km/h. A aceleração é boa e as retomadas de velocidade satisfazem, mas nessa condição deve-se selecionar a opção Sport. O motor é agradável, suave e sobretudo muito elástico. O pedal de freio tem boa sensibilidade e reação. Os pneus são 195/45R16H Continental ContiProContact. O estepe está instalado fora do porta-malas, abaixo do assoalho em suporte basculável, com acionamento por dentro do porta-malas.
Há detalhes que agradam bastante no Cabrio. Os freios são a disco nas quatro rodas, tem controle de estabilidade e tração desligável, há a função de manter o carro parado num aclive, a direção assistida elétrica tem dois graus de assistência, há regulagem da altura do facho dos faróis elétrica e o carro vem de série com controle de cruzeiro, computador de bordo e faróis de neblina (lamentavelmente sem luz traseira para esse fim). O computador indicou sempre em torno de de 9,5 km/l na cidade e num trecho de autoestrada, entre 110 e 120 km/h, 14,1 km/l.
Mas embora seja desejável, agradável de dirigir a céu aberto, épreciso pagar um preço relativamente alto para isso, R$ 60.200,00 que pode chegar R$ 65.426,00 se dotado do “kit Safety” (bolsas infláveis de cortina e para os joelhos do motorista, R$ 1.414,00) e do “kit Cabrio” (conectividade Blue&Me e Bluetooth, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, sistema de áudio Bose “premium”, bancos de couro e retrovisor interno fotocrômico, R$ 3.812,00). O Fiat 500 Cabrio é um bom exemplo de como a praticidade e a diversão podem andar de mãos dadas, resgatando a nostalgia do modelo original, criado em 1957.
FICHA TÉCNICA FIAT 500 CABRIO
MOTOR
Posição: Transversal, dianteiro
Número de cilindros: 4
Potência máxima: 105 cv a 6.250 rpm
IGNIÇÃO
Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Combustível: Gasolina
Injeção eletrônica: Magneti Marelli seqüencial
TRANSMISSÃO
Câmbio automático
N° de marchas: 6 frente, 1 ré
Rodas motrizes: Dianteiras
FREIOS
Dianteiro: A disco ventilado ø 257 mm
Traseiro: A disco ø 240 mm
DIREÇÃO
Tipo: Pinhão e cremalheira, assistência elétrica
RODAS E PNEUS
Rodas: Alumínio, 6Jx16
Pneus: 195/45R16H
PESOS (kg)
Em ordem de marcha: 1.153
Carga máxima: 320
Tanque de combustível: 40 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 179 km/h
Aceleração de 0-100 km/h: 12,6 s
CONSUMO OBSERVADO
Cidade km/L: 9,5 (10,5)
Estrada km/L: 14,1 (7,1)
GARANTIA E MANUTENÇÃO
Garantia: 2 anos