Cacá Bueno vence a Stock Car em Brasília
O resultado no veloz anel externo de 2.919 metros deixou Cacá Bueno com 97 pontos, Ricardo Maurício em segundo com 96, o companheiro de Cacá na Red Bull Racing, Daniel Serra, em terceiro com 94 e Thiago Camilo com 76. Depois de chegar ao pódio em Salvador, Rubens Barrichello teve mais uma boa atuação e terminou em quarto lugar. A próxima etapa, que marca a metade da temporada de 2013, será dia 16 em Cascavel, no Paraná.
Logo na largada da corrida deste domingo em Brasília, Marcos Gomes, que era o segundo no grid, pulou na frente de Thiago Camilo, que ainda perdeu outras três posições e caiu para quinto lugar, pois Cacá, Serra e Átila Abreu também passaram o pole position. Poucas voltas depois, Marquinhos recebeu um drive thru de punição por ter queimado a largada, teve de passar pelos boxes e caiu para a 16ª posição. No final, acabou excluído, ao lado de outros seis pilotos (Valdeno Brito, Átila Abreu, Luciano Burti, Popó Bueno, Nonô Figueiredo e Julio Campos) por irregularidade no reabastecimento.
Com a entrada de Marquinhos nos boxes, Cacá assumiu a ponta, posição que só deixou durante o reabastecimento e nem se preocupou ao ver Nonô na primeira colocação, pois ele também acabou punido por reabastecimento irregular. A vitória do pentacampeão só se consolidou quando Diego Nunes bateu forte e o Safety Car entrou. Como muitos detritos ficaram espalhados pela pista, a corrida acabou com Cacá recebendo a bandeira quadriculada com o carro de segurança na frente.
“Vencer assim é mais fácil. Mas esse tipo de final não é culpa da Stock e sim da falta de condições em muitos autódromos do Brasil. Esse campeonato, diferentemente do ano passado, quando sete chegaram brigando pelo título, acredito que teremos menos, com quatro bem definidos até agora”, disse o pentacampeão, o segundo maior papa-títulos da principal categoria do automobilismo brasileiro.
Resultado da prova deste domingo em Brasília, a quinta etapa da temporada da Stock Car:
1.º) Cacá Bueno (Red Bull Racing), 34 voltas em 42min39s543, média de 139,59 km/h;
2.º) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 0s244;
3.º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 1s591;
4.º) Rubens Barrichello (Full Time), a 1s766;
5.º) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 2s013;
6.º) Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi), a 3s194;
7.º) Tuka Rocha (BMC Racing), a 3s909;
8.º) Galid Osman (Ipiranga-RCM), a 5s198;
9.º) Ricardo Zonta (BMC Racing), a 5s533;
10.º) Rafa Matos (Hot Car Competições), a 8s466;
11.º) Alceu Feldmann (Full Time Competições), a 9s201;
12.º) Denis Navarro (Voxx Racing), a 13s061;
13.º) Max Wilson (Eurofarma-RC), a 13s629;
14.º) Duda Pamplona (Officer Pro GP), a 14s182;
15.º) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), 14s708;
16.º) Sérgio Jimenez (Voxx Racing), a 16s222;
17.º) Wellington Justino (Hot Car Competições), a 17s700;
18.º) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), a 21s072;
19.º) Beto Cavaleiro (Hanier Racing), a 22s560;
20.º) Allam Khodair (Vogel Motorsports), a 25s301.
Melhor volta: Ricardo Sperafico, 57s914, média de 181,45 km/h
Os dez primeiros no campeonato de pilotos:
1.º) Cacá Bueno, 97 pontos; 2.º) Ricardo Maurício, 96; 3.º) Daniel Serra, 94; 4.º) Thiago Camilo, 76; 5.º) Max Wilson, 61; 6.º) Valdeno Brito 51; 7.º) Tuka Rocha, 46; 8.º) Ricardo Zonta, 44; 9.º) Rubens Barrichello, 40; 10.º) Galid Osman, 37.
A Stock Car tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Itaipava e da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot. A organização e a realização são da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Mais informações no site: www.stockcar.com.br.