Novo Fusca, nova geração

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Postado 29 de maio de 2013 por bisponeto em
De fato, a proposta de recriar o clássico conceito do Fusca originou um modelo que chama a atenção pelo visual. Com muito estilo, espaço, conforto e mecânica confiável. É um carro para o uso diário, como foi o antigo ícone da marca alemã. No Brasil, a nova geração do Fusca traz a referência ao estilo do modelo original, aliado à tecnologia de ponta da fabricante alemã.

Mais esportivo e robusto em relação ao New Beetle, o novo Fusca ficou maior com o teto mais baixo e segue as características dos atuais veículos da Volkswagen, como no pára-choque com entradas de ar, nos estribos laterais e nas lanternas, agora com iluminação em LED. Mas preserva detalhes como a forma do capô e nos amplos pára-lamas salientes. Na dianteira, um discreto friso cromado na grade inferior do pára-choque e o filete de “led” nos faróis são puro charme.

Na traseira, destaque para o símbolo da Volks estampado no centro da tampa do porta-malas com a luz de freio (“brake light”) acima. No mais, tudo é novo no Fusca. As lanternas, antes redondas, foram alongadas e recortadas pela tampa do porta-malas. Essa, ainda ganhou belo aerofólio (mais um ponto para esportividade) e o charmoso nome “Fusca” logo abaixo do VW. Bonitas também são as saídas de escapamento (dupla) cromadas e em lados opostos.

Em seu interior a estamparia é impecável nos bancos em couro, nas portas e até no volante. O sistema de som da Fender presente (opcional) no Fuscão é um “show” à parte. Outro detalhe interessante é que, ao abrir as portas do Fusca, você nota que não há moldura para o vidro. É como abrir a porta de um carro conversível.

O novo Fusca vem com o motor que Volkswagen compartilha com vários modelos da Audi. O 2.0 TSI turbinado de 200 cv de potência justifica os adereços esportivos que o carro tem. Com o motor, o novo Fusca vira um foguete sobre rodas. O cambio automatizado DSG de seis velocidades casa muito bem com o motor. Quando você exige do pedal direito, o motor responde tranquilamente. O turbocompressor sente a pressão no acelerador, responde rápido e despeja força e potência. Com retomadas de velocidade, as ultrapassagens tornam-se seguras. Seu conjunto motor/caixa garante agilidade e conforto na cidade e desempenho esportivo na estrada.

De acordo com a Volkswagen, a velocidade máxima do novo Fusca é limitada em 225 km/h. A posição de dirigir é ótima para quem quer pisar fundo, e os pedais de acelerador e freio tem um visual bem bacana. Outro detalhe retrô é que o quadro de instrumentos mantém o velocímetro maior e numa posição central. Andando em Curitiba, numa tarde de tráfego bem congestionado, o consumo ficou entre 8,5 e 10 km/l. Mas “rodando” pela 277 rumo ao litoral (ida/volta), constatamos sem dificuldade 13,5 a 14 km com 1 litro de gasolina. O ponto alto do novo Fusca (em oposição ao original) é a facilidade para fazer curvas.  O carro da Volks é mesmo uma opção bem interessante.

Inicialmente o preço sugerido do novo Fusca parte dos R$ 77.890,00.  A versão avaliada pelo AutomaniaNet era completa com todos os opcionais disponíveis além do câmbio automático. Isso faz o preço saltar para R$ 103 mil, preço que muita gente considera um pouco salgado.

 

Novo Fusca – Ficha técnica

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha, turbo, com quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 200 cv a 5.100 rpm.

Aceleração: De 0-100 km/h: 7,5 s.

Velocidade máxima: 223 km/h.

Torque máximo: 28,5 kgfm entre 1.700 e 4 mil rpm.

Diâmetro e curso: 82,5 mm x 92,8 mm. Taxa de compressão: 9,6:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira do tipo Multilink, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 215/55 R17.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.

Carroceria: Cupê em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 4,27 metros de comprimento, 2,02 m de largura, 1,48 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos. Oferece “airbags” frontais, laterais e de cabeça.

Peso: 1.364 kg em ordem de marcha.

Capacidade do porta-malas: 310 litros.

Tanque de combustível: 55 litros.

Fabricado em: Puebla, México.

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