Leandro Totti conquista primeira pole da MAN na Fórmula Truck
Totti, que em 2012 conquistou os títulos brasileiro e sul-americano da Fórmula Truck, sobressaiu-se no Top Qualifying, fase decisiva das tomadas de tempo que submetem os oito pilotos mais rápidos a um novo confronto. Com o caminhão número 73 da MAN Latin America Racing Team, ele cobriu os 3.180 metros do circuito pernambucano em 1min48s391, com média de 105,617 km/h – foi a volta mais rápida de todo o fim de semana de treinos.
“A engenharia da MAN tinha previsto, no início do ano, que a partir da terceira corrida teríamos caminhão para brigar pela pole e pela vitória. A pole já veio, agora é buscar a vitória”, falou Totti, satisfeito com o desenvolvimento do novo caminhão. “O equipamento é confiável, e largar da pole aqui me dá uma vantagem, que é poder administrar. Na corrida, a tática vai ser a de me manter em primeiro, abrir vantagem e administrar. A chance é muito boa”, avaliou.
Totti terá a seu lado, na primeira fila, o gaúcho Régis Boessio, com o Mercedes-Benz da ABF Desenvolvimento Team. Segundo colocado na corrida do mês passado em Londrina, o vice-líder do Campeonato Brasileiro mostrou-se satisfeito. “O segundo lugar foi o limite. Arriscar um pouquinho mais seria correr o risco de perder tudo que já tinha sido conquistado. Meu trem de corrida é bom, já mostramos isso em Londrina, vamos para cima”, prometeu.
Wellington Cirino, líder do Campeonato Sul-Americano, vai alinhar o caminhão da ABF/Mercedes-Benz em terceiro lugar no grid. Um resultado que não o deixou satisfeito. “Eu queria mais e tinha equipamento para isso”, disse o líder do Campeonato Sul-Americano, vencedor da etapa pernambucana no ano passado. “A turbina demorou a encher em duas curvas, isso pode ter feito a diferença. Ainda assim, tenho caminhão para vencer”, assegurou.
Ao lado de Cirino na segunda fila do grid estará Paulo Salustiano, com o Mercedes-Benz número 55 da ABF Racing Team. Ele é líder do Campeonato Brasileiro. “Meu caminhão teve um desgaste muito grande de pneus. A equipe trocou os quatro pneus traseiros para a classificação e a nossa ideia era ficar entre os quatro primeiros, então o resultado ficou dentro do esperado”, disse. “Para a corrida a história é outra. Estou no páreo, sim”, frisou.
O goiano Leandro Reis, pela Original Reis Competições, e o paulista Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport, pilotos de caminhões Scania, vão formar a terceira fila do grid, respectivamente em quinta e sexta. A relação dos que participaram do Top Qualifying inclui ainda o paulista Felipe Giaffone, da MAN Latin America Racing Team, em sétimo, e o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, em oitavo.
Três pilotos foram desclassificados da tomada de tempos por conta do excesso de fumaça expelida pelos caminhões: Luiz Lopes, piloto do Iveco da Lucar Motorsports, Jansen Bueno, com o Volvo da DB Motorsport, e José Maria Reis, da Original Reis Competições, terão suas posições de largada, de 22ª a 24ª, serão definidas pela direção de prova na manhã deste domingo, logo após o treino de aquecimento marcado para as 9h.
O GP Aurélio Batista Félix, neste domingo, terá largada às 13h15. A transmissão ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes terá início às 13h, com os bastidores e a abordagem da expectativa para a corrida, com narração de Téo José, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério e Vytor Zeidan. O grid definido nos treinos classificatórios deste sábado na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna é o seguinte:
Top Qualifying
1.º) Leandro Totti (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 1min48s391;
2.º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min48s928;
3.º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min49s085;
4.º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min49s097;
5.º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min49s361;
6.º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min49s459;
7.º) Felipe Giaffone (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 1min49s554;
8.º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min50s550.
Média do 1º: 105,617 km/h
CLASSIFICAÇÃO
A classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck após duas etapas é a seguinte: 1.º) Salustiano, 48 pontos; 2.º) Boessio, 41; 3.º) Cirino, 32; 4.º) Pachenki, 26; 5.º) Piquet, 23; 6.º) Benavides, 16; 7.º) Maistro, L. Reis e Marques, 15; 10.º) Totti, 12; 11.º) Monteiro e Cattucci, 10; 13.º) Andrade, 8; 14.º) Kastropil, 7; 15.º) Muffato, Bueno e Fogaça, 6; 18.º) Rodrigues, 2; 19.º) J. Reis, 1.
Pelo Sul-Americano, que tem em Caruaru a segunda de suas quatro etapas, a classificação do campeonato é esta: 1.º) Cirino, 32 pontos; 2.º) Piquet, 23; 3.º) Salustiano, 19; 4.º) Boessio,15; 5.º) Benavides, 12; 6.º) Totti, 11; 7.º) Maistro, 8; 8.º) Cattucci, 7; 9.º) Pachenki, 6; 10.º) Kastropil, 5; 11.º) Fogaça, 4; 12.º) Marques, 3; 13.º) Rodrigues, 2; 14.º) Bueno, 1.