GP da Espanha de F-1: Alonso vence e Massa vai ao pódio
Na largada Alonso ultrapassou Kimi Raikkonen (Lotus), Lewis Hamilton (Mercedes) e Nico Rosberg (Mercedes) nas primeira voltas, ganhou a posição de Sebastian Vettel (RBR) nos boxes e, na metade da prova, superou novamente o finlandês da Lotus, que apostava numa estratégia de três “pit stops” contra quatro dos demais pilotos.
Mas o “show” não ficou só por conta do piloto espanhol. Felipe Massa também brilhou. Depois de ter que largar em nono devido a uma punição no treino classificatório, o brasileiro fez bela corrida, com diversas ultrapassagens em momentos importantes, e cruzou a linha de chegada em terceiro, subindo no pódio pela primeira vez na temporada. Raikkonen, em segundo, completou o pódio.
Fernando Alonso colocou neste domingo fim a um tabu e conquistou, pela segunda vez na carreira, o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula-1. Correndo em casa, ele saiu da quinta colocação do “grid” para vencer a prova no Circuito da Catalunha. A Ferrari, além disso, viu seu outro piloto subir no pódio pela primeira vez na temporada depois de uma ótima corrida de recuperação. Nono na fila de largada, o brasileiro Felipe Massa terminou no terceiro lugar. O finlandês Kimi Raikkonen ficou em segundo, enquanto o alemão Sebastian Vettel foi quarto.
O piloto espanhol assumiu a liderança da corrida na décima terceira volta, ao ultrapassar Rosberg, e dali só saiu em breves momentos quando trocou pneus. A partir de então, a vantagem de Alonso na prova só aumentou. Massa chegou a ameaçar uma dobradinha da Ferrari na Catalunha, mas foi forçado a ir para os boxes trocar os pneus e acabou ultrapassado por Raikkonen. Massa ainda tirou boa diferença para o finlandês da Lotus, mas não se aproximou o suficiente para reconquistar o segundo lugar.
Mas o resultado deste domingo não muda a liderança do Mundial de Pilotos, mas equilibra a classificação geral. Vettel, fora do pódio pela segunda vez na temporada, segue na liderança com 89 pontos, mas agora com apenas quatro de vantagem sobre Raikkonen. Alonso ganhou a terceira posição, chegando aos 72, deixando Hamilton (12º na Espanha) em quarto com 50. Massa também subiu um lugar, chegando a 45 pontos e deixando para trás o australiano Mark Webber. Dentro de duas semanas, a Fórmula-1 chega às ruas de Monte Carlo para o charmoso e complicado Grande Prêmio de Mônaco.
Classificação final do GP da Espanha de F1:
1º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari);
2º) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus);
3º) Felipe Massa (BRA/Ferrari);
4º) Sebastian Vettel (ALE/RBR);
5º) Mark Webber (AUS/RBR);
6º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes);
7º) Paul di Resta (ESC/Force India);
8º) Jenson Button (ING/McLaren);
9º) Sergio Pérez (MEX/McLaren);
10º) Daniel Ricciardo (AUS/STR);
11º) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber);
12º) Lewis Hamilton (ING/Mercedes).