Brasília recebe a quinta etapa da Stock Car
O primeiro foi o pentacampeão Cacá Bueno, vencedor da corrida de abertura em Interlagos. Depois foi a vez de seu companheiro de equipe, Daniel Serra, que ganhou em Curitiba e em Tarumã. No entanto, na última prova, disputada nas ruas de Salvador, Ricardo Maurício foi o primeiro e desembarca na Capital Federal na ponta da Stock Car.
A luta pela conquista do título da mais importante categoria do automobilismo brasileiro ganha contornos especiais por, na prova de encerramento do campeonato, marcada para dia 15 de dezembro em Interlagos, o templo do esporte a motor nacional, a pontuação ser dobrada. O vencedor, em vez de receber os 24 pontos normais, ganha 48. Todos os outros que terminarem nas 20 primeiras colocações e pontuarem, também receberão o dobro de pontos.
Além disso, a etapa de encerramento, que no ano passado teve sete pilotos com condições de se sagrar campeão, também será a já tradicional Corrida do Milhão, que está em sua quinta edição. Os vencedores foram Valdeno Brito, Ricardo Maurício e o único bicampeão, Thiago Camilo.
Ricardinho, campeão de 2008, tem demonstrado impressionante regularidade nas primeiras colocações, uma marca na carreira desse piloto de 34 anos. Nesta temporada ele foi o único a marcar presença em todos os quatro pódios. No último, no lugar mais alto, o que quebrou jejum de mais de dois anos, pois sua última vitória tinha sido na Corrida do Milhão de 2010.
Mesmo assim ele se sagrou vice-campeão da temporada passada e campeão da Copa Petrobras de Marcas. Além dos quatro pódios nesta temporada, Ricardinho também tem outros dois nas provas finais de 2012 da Stock Car, o que totaliza seis presenças consecutivas entre os três primeiros. Ele lidera com 80 pontos, seguido por Daniel Serra, que tem 74, e Cacá Bueno com 73. A seguir vêm Thiago Camilo, com 58, Max Wilson (campeão de 2010), com 53 e Valdeno Brito com 51.
Brasileiro de Turismo
Neste final de semana, no Autódromo de Brasília, também acontece a abertura do Campeonato Brasileiro de Turismo, que formará pilotos para a Stock Car. Com carros novos e bonitos, a categoria promete muita emoção, pois como o carro é novo, ninguém tem conhecimento de suas reações na pista e o equilíbrio deve ser a tônica.
A Stock Car tem o patrocínio da Pirelli, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Itaipava e da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot. A organização e a realização são da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Mais informações no site: www.stockcar.com.br.