Volks apresenta a nova Saveiro 2014
Como reza a cartilha, o novo Saveiro 2014 segue os passos do Gol, em visual e conteúdo. O modelo não só ganhou linhas semelhantes ao irmão compacto, mas adotou também um pacote de acessórios e tecnologia bastante equivalente ao oferecido pelo “hatch”, como a inclusão do novo sistema multimídia. A primeira grande atualização desde 2009, é naturalmente bem vinda e estratégica para a Volkswagen. O segmento de comerciais leves cresceu 4% entre 2011 e 2012 e a montadora detém 15% do mercado. Deste número, 8% corresponde às vendas da Saveiro, a segunda mais emplacada da categoria liderada pela Fiat Strada.
O modelo chega às lojas nas próximas semanas em três versões de acabamento. A configuração de entrada, Trend, pode ser encomendada com cabine simples ou estendida. A versão traz como principais itens de série vidros elétricos e travamento central. É o que a montadora alemã chama de “cavalo de trabalho”, ou seja, voltado para o consumidor que utiliza o veículo para ganhar dinheiro. E por falar em labuta, a picapinha teve a estrutura reforçada para garantir mais resistência e durabilidade. A caçamba tem capacidade para 734 litros e suporta até 605 kgs de carga.
Sua versão intermediária, Trooper, traz, entre outros itens, freios ABS, “airbag”, direção hidráulica e rodas de liga leve de 15 polegadas. O modelo é equipado ainda com o novo sistema I-System, tecnologia já presente em outros modelos da marca cuja função é mostrar no painel de instrumentos informações sobre o computador de bordo, rádio (que também é novo!) e telefone, além de dar dicas sobre economia de combustível. Aqui vale uma ressalva positiva. O “airbag” conta com um sistema que permite sua desativação, isso evita que o acionamento das bolsas machuque uma criança no banco do passageiro.
E outra boa novidade é o sistema ESS, sigla em inglês para “sinal de frenagem de emergência”, que aciona o pisca alerta de forma intermitente em caso de uma freada brusca, alertando o motorista que vem atrás. Possui também detector de colisões, que em caso de acidente ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas. Na versão topo de linha, Cross, tem visual aventureiro. Nesta versão, a picape vem com ar-condicionado, sensor traseiro de estacionamento, pedais de alumínio. Entre os opcionais há bancos de couro, volante multifuncional com comandos para rádio, telefone e computador de bordo e rádio com CD Player, Bluetooth, entrada USB e interface para iPod.
Mas tudo continua igual sob o capô. As três configurações são alimentadas por um motor 1.6 de 104 cv de potência (etanol) a 5.250 giros e torque de 15,6 kgfm a 2.500 rpm, acoplado a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas. As impressões ao volante não mudam. A Saveiro continua se impondo como um carro forte que não nega fôlego na pista.
Veja abaixo os preços da Saveiro 2014:
Cabine Simples 1.6: R$ 33.490,00;
Cabine Estendida 1.6: R$ 36.610,00;
Trooper 1.6: R$ 43.390,00;
Cross 1.6: R$ 48.990,00.