Velocidade em dose dupla com os Audi TT RS Coupé e Roadster

0
Posted 5 de abril de 2013 by bisponeto in
Desempenho poderoso, alto nível de equipamentos e estilo inconfundível: cada veículo da família RS representa o mais esportivo modelo de sua linha. E com o novo Audi TT RS não é diferente nas duas versões: Coupé e Roadster. Desenvolvido para andar sempre na frente, o carro vem equipado com o premiado motor 2.5 TFSI com injeção direta de combustível (eleito duas vezes seguidas o Motor do Ano em sua categoria por um júri internacional de jornalistas), tração integral quattro e câmbio S tronic de sete velocidades.

O propulsor de cinco cilindros, que faz parte do DNA da marca Audi, 2.5 litros turbocharged FSI, de 2.480 cm3, com injeção direta de gasolina, equipa o novo Audi TT RS. O motor tem potência específica de 137,1 cv por litro (340 cv no total) e o torque máximo de 450 Nm já está disponível em baixas rotações – 1.600 rpm – e mantém-se constante até 5.300 rotações, oferecendo excelente elasticidade e proporcionando respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

A “trilha sonora” do propulsor é intensificada por um flap na saída esquerda do escape. Quando o motorista aperta a tecla Sport, o som da unidade de cinco cilindros torna-se ainda mais intenso e a capacidade de resposta é ainda maior.

Desempenho superior

O TT RS Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e na versão Roadster faz em 4,4 segundos. A velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 250 km/h e o consumo, graças a um sistema de recuperação de energia que contribui para maior eficiência, é de apenas 11,75 km/litro na média combinada entre cidade e estrada.

Ele chega ao Brasil com transmissão de sete velocidades S tronic, com sistema de dupla embreagem e layout compacto de três eixos, amplamente espaçados, e com a sétima marcha concebida também para ultrapassagens. A tração integral quattro é de série.

Este sistema de dupla embreagem trabalha com as marchas pré-engatadas, de modo que a mudança de marcha é feita de maneira extremamente suave, em centésimos de segundo, sem interrupção perceptível do fluxo de potência. O câmbio pode ser operado em dois modos automáticos e um modo manual, por meio de shift paddles no volante ou ainda pela alavanca seletora, para trocas manuais.

O Audi TT Coupé RS possui uma relação peso-potência de apenas 4,5 kg por cv. Este valor foi conseguido graças, principalmente, ao sistema de construção ultra-leve Audi Space Frame (ASF), com carroceira feita em alumínio e chapa de aço. A versão Coupé pesa apenas 1.475 kg e a Roadster, 1.535 kg.

Ele vem equipado para o Brasil com rodas de 19 polegadas e pneus 255/35. A suspensão esportiva rebaixa a carroceria do veículo em 10 milímetros e o Audi Magnetic Ride modifica os amortecedores de acordo com a necessidade. Neste sistema de amortecimento de alta tecnologia, minúsculas partículas magnéticas circulam no óleo dos amortecedores. Quando é aplicada uma voltagem, estas partículas modificam as características de amortecimento em milésimos de segundo. Esta regulagem adaptável proporciona, de acordo com a situação de condução e preferência do motorista, mais conforto na rodagem ou dirigibilidade esportiva.

O Audi TT RS Coupé possui aerofólio traseiro fixo e de dimensões ampliadas em relação ao modelo convencional. Outro destaque externo são os espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis com capa em alumínio.

A versão Roadster vem ainda com capota elétrica e defletor de vento. A capota, desenvolvida com uma mistura de aço e alumínio para ficar ainda mais leve, possui sistema de acionamento automático por meio de um botão localizado no console central do veículo. A capota se abre em 12 segundos, graças ao sistema de dobras Z, que além de tornar o processo mais rápido, ocupa também menos espaço. O fechamento completo é feito em 14 segundos. A capota do Audi TT RS Roadster é composta por um material especial que funciona como isolante acústico e térmico, algo muito importante para carros conversíveis.

Segurança total e tecnologia

Em termos de segurança para os ocupantes do veículo, o novo Audi TT RS é completo: o modelo vem equipado com air bags frontais e laterais dianteiros; cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista; sistema eletrônico de estabilização (ESP) e faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura, limpadores e sensores de luz e chuva com assistente para luz alta.

Ele vem ainda com bancos dianteiros esportivos e com ajustes elétricos (também oferecido no apoio lombar na dianteira), com revestimento em couro; volante esportivo em couro, multifuncional e com shift paddles; e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.

O acabamento interno é oferecido em alumínio escovado fosco e o modelo vem com ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura e controle de cruzeiro. Entre os sistemas de áudio e comunicação, o novo Audi TT RS possui sistema de som Bose, bluetooth e entrada para iPod. De opcional, a montadora disponibiliza o Audi Entertainment System com sistema de navegação.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Be the first to comment!


Leave a Response


(required)