Protege lança novo tipo de carro-forte
O principal diferencial do novo blindado está justamente no tamanho. Por ser menor, tem permissão para circular em qualquer cidade e em qualquer horário, impacta menos no trânsito e torna o serviço mais ágil. Além disso, seu porte reduzido influencia no consumo de combustível e, por conseqüência, na emissão de monóxido de carbono no globo. Em média a emissão do gás é 15% menor se comparada ao carro-forte convencional.
De acordo com Mario Baptista de Oliveira, diretor-geral do Grupo Protege, a novidade altera positivamente todo o processo de transporte de valores. “Este carro-forte é a nova geração do segmento, pois alia atributos fundamentais como menor impacto ambiental, por exemplo, com agilidade que tanto é necessária nos dias de hoje. Temos orgulho em ser pioneiros nessa categoria”, ressalta. O novo blindado também garante maior segurança no processo de transporte de valores. “O deslocamento entre a agência bancária e o veículo fica mais seguro, visto que devido a seu tamanho menor é possível acessar um estacionamento e, assim, tornar o processo mais seguro”, explica Baptista de Oliveira.
Apesar da diferença de peso entre ambos, a blindagem do novo carro apresenta a mesma eficácia em relação a blindagem de um carro-forte convencional, cuja resistência se estende até a armamentos militares, como um Fuzil FAL.O aço empregado na blindagem se destaca por ser mais leve, porém garante a mesma capacidade de blindagem dos modelos atuais. Com tecnologia de ponta e altíssima resistência, o material tem menor espessura que os usados atualmente e pesa 37,5 quilos por metro quadrado. O tipo de aço usado pesa, normalmente, entre 75 a 100 quilos por metro quadrado. Isso significa que o peso total do jipe chega a 3.800 quilos, enquanto um carro-forte pesa de 5.800 a 7.300 quilos.