M-Benz rejuvenesceu o Classe A

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Postado 4 de abril de 2013 por bisponeto em
O novo Classe A da M-Benz mudou, não é o mesmo. Deixou de lado o estilo típico dos monovolumes e virou um “hatch” esportivo cheio de estilo. Só num ponto a tradição foi mantida: o preço salgado.

A terceira geração do Classe A em nada lembra o estranho monovolume curto e alto fabricado em Juiz de Fora, Minas Gerais, entre 1999 e 2005 (a própria Mercedes-Benz admite o fracasso nas vendas do primeiro Classe A). Tanto que a segunda geração (vendida de 2004 a 2012) nem deu as caras por aqui.

Coube ao “designer” Mark Fetherston, rejuvenescer o Classe A. Por fora, “spoilers”, saias laterais e aerofólio traseiro compõem o visual. No interior, saídas da ventilação que lembram turbinas, bancos com formato concha e volante multifuncional com três aros reforçam a pegada jovem. Até os carros da concorrência (Audi A3 e BMW Série 1) vão piscar os faróis para o “hatch” da M-Benz. Seu “design” arrojado ajudou a baixar o índice de arrasto do Classe A (Cx de 0,27). O menor entre seus rivais.

Suas dimensões estão na média do segmento. O novo Classe A tem 4,29 metros de comprimento, 1,43 m na altura e um entre-eixos de 2,69 m (mesma medida do Classe B). Por conta do túnel central alto, o “hatch” acomoda com conforto apenas quatro pessoas. O motor do novo Classe A, independente da versão, é um 1.6 turbo com injeção direta de combustível (gasolina) que rende até 156 cv de potência.

VERSÕES E PREÇOS

No Brasil, a M-Benz  preferiu fazer a estréia do novo Classe A com apenas duas versões: Style (R$ 99.900,00) e Urban (R$ 109.900,00). Valor bem acima do pedido pelo BMW Série 1 de entrada, o 116i (R$ 89.950,00). Entre os equipamentos presentes no Classe A destaque para os destinados a segurança.  Desde a versão básica, o Classe A traz sete “airbags” (incluindo um para os joelhos do motorista); freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), assistente “Steer Control”, tração eletrônica em cada roda (ETS) e função Hold (evita que o carro desça numa ladeira). Até o alerta de sonolência do condutor, que estreou no Classe E, está presente no Classe A.

Entre seus equipamentos o novo Classe A 200 Turbo Style traz ainda rodas aro 16, bancos revestidos em couro sintético e tecido, direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional com trocas de marcha por borboletas e a função “Start/Stop” (que desliga o motor sempre o carro para). Mas a versão que deve representar 80% das vendas será a A200 Turbo Urban. Entre os equipamentos exclusivos estão: rodas aro 17, faróis bi xênon, saídas de escapamento duplo e luzes diurnas em LED. De acordo com a M-Benz, a velocidade máxima do Classe A é de 224 km/h, e a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 8,3 segundos. A Mercedes Benz acertou em cheio em rejuvenescer o Classe A e torná-lo num “hatch” moderno e cheio de estilo. O carro chega às concessionárias da montadora alemã em 10 dias e será o único no atual portfólio da marca no Brasil a custar menos de R$ 100 mil.

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