Hyundai dobra as vendas no trimestre
Com o novo HB20, a fabricante vendeu 46.128 unidades nos três primeiros meses deste ano. Um crescimento de 114,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Nesses números estão incluídos os modelos importados, de responsabilidade da CAOA. Esse crescimento levou à marca coreana ao quinto lugar no “ranking” das marcas mais vendidas e deu a Hyundai 5,86% de participação no mercado de carros e comerciais leves, à frente da Renault.
A Toyota foi a segunda marca que mais cresceu, também em razão de lançamento num segmento em que a empresa não competia, o Etios, fabricado em Sorocaba, interior de São Paulo. A Toyota vendeu 34.757 unidades, 64,2% a mais do que no primeiro trimestre do ano passado.
GM do Brasil (com aumento de 3,2%) e Fiat (+3,1%) foram as únicas das marcas tradicionais que cresceram no primeiro trimestre, uma evolução acima da média do mercado, que foi de 1,9%. Volkswagen e Ford venderam menos do que no ano passado. A montadora alemã teve queda de vendas de 1,9% e a estadunidense 2,5%.
Das 20 marcas que venderam acima de mil unidades no trimestre (todas com mais de mil unidades no período) dez cresceram e dez venderam menos (sempre em relação ao primeiro trimestre de 2012). Além das citadas, Audi, Mercedes-Benz, Honda, Mitsubishi, Land Rover e BMW cresceram. Citroën, Suzuki, JAC, Renault, Peugeot, Kia, Nissan, Chery, além de Volkswagen e Ford, perderam.
Repare que todas as marcas de luxo estão entre as que mais cresceram este ano. As primeiras colocações do “ranking” de vendas permanecem inalteradas em relação ao final do ano passado, com Fiat na frente seguida por Volkswagen, GM e Ford. A Hyundai mantém a quinta posição, na frente da Renault, depois seguem Toyota, Honda, Nissan e Citroën. A Mitsubishi subiu uma posição e a Peugeot caiu uma, mas ambas continuam fora da lista das “Dez Mais”.