Governo prorroga IPI menor para carros
Com isso, as alíquotas do IPI para os automóveis permanecem no atual patamar até o fim deste ano. Mesmo com essa decisão, o tributo ainda seguirá num patamar acima do que estava sendo cobrado no fim de 2012.
De acordo com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, a medida, tem por objetivo “não haver risco de que houvesse queda nas vendas ao longo do ano”. “A indústria automobilística é muito importante para a economia brasileira. Ela representa 25% da produção industrial. Então, para manter a produção industrial crescendo, é importante que a indústria automobilística continue crescendo”, afirmou o Ministro Mantega.
Para carros a gasolina, 1.0 a 2.0, a alíquota permanecerá no atual patamar de 8% até o fim deste ano. Sem a decisão de prorrogar a atual alíquota, ela subiria para 10% entre abril e junho e para 13%, nível considerado “normal”, a partir de julho deste ano. No fim de 2012, o IPI destes veículos estava em 6,5%. Para utilitários, a alíquota do IPI permanecerá no atual patamar de 2% até o fim deste ano. Sem a prorrogação, o IPI subiria para 3% de abril a junho e de 8% a partir de julho deste ano. Para veículos acima de 2.000 cilindradas, a alíquota permanece em 25% para os veículos a gasolina e em 18% para os carros flex, informou o Ministério da Fazenda.
Este seria o segundo aumento do ano, uma vez que em janeiro houve um reajuste das porcentagens praticadas em 2012. A manutenção das alíquotas atuais para os carros implicará, de acordo com o Ministro Mantega, na renúncia fiscal de R$ 2,2 bilhões no período de abril a dezembro de 2013.
Relembre quais são as alíquotas atuais, e que permanecerão até o fim de 2013:
Modelos até 1.0 (gasolina ou flex) – 2%
Modelos 1.0 até 2.0 (flex) – 7%
Modelos 1.0 até 2.0 (gasolina) – 8%
Modelos acima de 2.0 (flex) – 18%
Modelos acima de 2.0 (gasolina) – 25%