Ford reestiliza o New Fiesta
O novo Fiesta “hatch” traz algumas diferenças de estilo em relação ao modelo importado do México. Os faróis praticamente preservam o desenho, mas a grade dianteira ganhou o estilo “bocão”, com barras paralelas cromadas. As laterais foram mantidas, com vincos acentuados e linha de cintura elevada. E a traseira também mudou pouco, com lanternas triangulares e friso largo cromado na tampa do porta-malas. A diferença está no defletor de ar superior (o “spoiler”), que ficou um pouco mais largo. O visual do carro é agradável e sugere esportividade pelas linhas aerodinâmicas.
Seu interior tem espaço ideal para quatro pessoas e no banco traseiro o cinto de segurança central é abdominal, mas falta o terceiro apoio de cabeça. O acabamento interno perdeu em qualidade em relação ao importado, que tinha o painel feito de material emborrachado. Agora é de plástico duro. Mas o desenho do painel é o mesmo, com instrumentos digitais e analógicos.
A conhecida versão 1.6 16V do Sigma se mantém na linha, porém agora rende 130 cv devido a aprimoramentos como o comando variável de válvulas. O trio de novidades é completado pela oferta do câmbio Powershift, automatizado de dupla embreagem e seis marchas, que equipa as versões “top” de linha. Com a fabricação nacional, o compacto ficou mais barato. Se antes o “hatch” era oferecido por R$ 45.370,00 iniciais, o passaporte nacional somado ao motor menor e uma versão mais simples garantiram desconto de R$ 6.380,00 em seu preço mínimo. O reflexo imediato dessa mudança é o ganho de competitividade do “hatch”, que agora é capaz de colocar uma dúvida em quem pensa em comprar concorrentes como o Hyundai HB20, ainda que o novato tenha motor mais potente, um 1.6 16V de 128 cv. De quebra, ele é o único de seus concorrentes a ter como opcional um câmbio automático de dupla embreagem, normalmente um item destinado a veículos mais caros.
Configuração da nova linha 2014:
– Ford New Fiesta S 1.5 16V – R$ 38.990,00
Traz como novidade o motor Sigma 1.5 16V, que rende 111 cv quando equipado com etanol. O propulsor é equipado com o sistema Easy Start, que dispensa o tanquinho de gasolina para partidas em climas mais frios quando o carro está abastecido com etanol. Mesmo nessa versão de entrada, que é equipada com câmbio manual de cinco marchas, a lista de equipamentos é considerável. Entra na conta airbag duplo e freios ABS com EBD, direção elétrica, trio elétrico, sistema de com MyConnection, com conectividade Bluetooth e USB, rodas de aço de 15 polegadas e alarme.
– Ford New Fiesta SE 1.5 16V – R$ 42.490,00
Agrega o pacote de equipamentos da versão S, acrescentando somente rodas de liga de 15 polegadas e faróis de neblina.
– Ford New Fiesta SE 1.6 16V – R$ 45.490,00
Traz debaixo do capô a versão revista do motor 1.6 Sigma, que agora tem abertura variável de válvulas e rende 130 cv com etanol. Em relação aos itens de série, ele traz o pacote de segurança AdvanceTrac, que engloba controle de estabilidade, de tração e auxílio para partida em rampas. O ar-condicionado é digital, o sistema de som é o Sync, com comandos de voz e controles no volante e os vidros traseiros também são elétricos.
– Ford New Fiesta SE 1.6 16V Powershift – R$ 48.990,00
Possui o mesmo pacote da versão SE 1.6, agregando o câmbio automatizado Powershift, de dupla embreagem e seis marchas.
– Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V – R$ 51.490,00
Junta ao pacote do SE manual cinco airbags, de joelho, laterais e de cortina, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico e bancos e volantes de couro.
– Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V Powershift – R$ 54.990,00
Mesmo pacote da versão Titanium 1.6, porém equipada com câmbio automatizado Powershift.
Durante o pré-lançamento do novo Fiesta “hatch” nacional, os executivos da Ford revelaram que o modelo está sendo produzido em oito fábricas no mundo. Somente no ano passado foram vendidas 600 mil unidades do compacto e para fabricá-lo em São Bernardo do Campo (SP) a montadora fez um investimento de R$ 800 milhões em novas tecnologias. Mas apesar de estar sendo lançado agora, o novo Fiesta só chegará ao mercado em junho. Com o novo Fiesta a Ford quer alcançar a liderança no segmento dos “hatches” compactos equipados com motor acima de 1.0 litro. A gama do New Fiesta nacional começará a ser distribuída às revendas em maio.
*(Bispo Neto) – O jornalista viajou a convite da Ford do Brasil.