Ferrari F12berlinetta chega ao Brasil
Para ter o modelo com motor de 12 cilindros em V que desenvolve 740 cavalos de potência, a 8.500 rpm, combinado com transmissão de dupla embreagem da Fórmula 1, os interessados terão que pagar por aqui R$ 2,4 milhões. Com o motor V12 e o “design” que deixou o cupê mais leve, além de mudanças na aerodinâmica, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos. De acordo com a empresa, o propulsor possui injeção direta de alta pressão e três ignições seqüenciais para aproveitar melhor o combustível. A velocidade máxima é de 340 km/h. A Ferrari informa que ele completou uma volta no circuito de Fiorano em 1min23, mais rápido do qualquer outro modelo da marca.
De acordo com a montadora italiana, a distância de frenagem também foi reduzida,. Para isto, as peças dos freios são de carros de corrida da marca, fazendo a redução de 100 km/h a 0 km/h em 30 metros. Sobre chassi totalmente novo, o modelo utiliza 12 tipos diferentes de ligas, alguns inéditos no setor, informa a Ferrari. Como resultado, foi obtida uma melhoria de 20% na rigidez do chassi, ao passo que o peso seco é 70 kg menor do que o cupê V12 anterior: 1.525 kg, 54% deles distribuídos na traseira. O interior do esportivo Ferrari conta com detalhes em alumínio, fibra de carbono e couro costurado à mão. A supermáquina foi apresentada mundialmente em março do ano passado, durante o Salão de Genebra.
DETALHES
Informa a fabricante italiana, que o espaço interno foi desenvolvido para acomodar perfeitamente pessoas de 1,90 m. A posição dos ocupantes é mais baixa, para trazer mais para o centro e próximo do chão o ponto de gravidade. E a distribuição de peso é mais para a parte traseira (54%), para dar mais tração e estabilidade do carro. O tanque de combustível está mais baixo para acomodar de forma perfeita a suspensão. A Ferrari investiu em alumínio e outras ligas leves antes usadas exclusivamente em aviões. Assim, o chassi, pontos de suspensão e fixação do motor estão mais rígidos, e o carro está 50 kg mais leve.
O fluxo de ar em volta do carro passa por vincos, “spoilers”, pára-choque e pára-lamas esculpidos na carroceria, o que reduz o atrito por não ter peças presas ao veículo. Os primeiros carros para clientes chegam no segundo semestre do ano. De acordo com o presidente da Via Itália, Francisco Longo, parceiro da Ferrari há 15 anos, a meta da importadora é vender 10 unidades da F12 berlinetta em 2013.