Citroen DS Wild Rubis concept
Concebido em Paris, capital da moda e da joalheria, o concept car Wild Rubis é uma nova expressão da linha DS. Sua silhueta inédita une as linhas poderosas de um SUV aos códigos refinados da linha DS. A grade frontal se funde em seguida aos faróis “full LED”. Faróis inéditos, compostos de três módulos móveis, cercados por luzes indicadoras de posição com movimentação linear sobre a parte inferior, e por uma assinatura luminosa em forma de diapasão. Uma verdadeira jóia que confere ao Wild Rubis um olhar forte, hipnótico e único. Atrás, uma nova configuração das luzes aparece integrada à tampa do porta-malas. Tal como uma jóia, as lanternas traseiras são decoradas com uma moldura cromada, destacando assim a assinatura luminosa.
Baseado no DS5, o DS Wild Rubis tem 4,7 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,49 m de altura, um bom tamanho para o segmento de “crossovers”. Sua carroceria vermelha rubi varia de acordo com a intensidade luminosa, deixando mais ou menos aparecer suas formas esculpidas. Uma cor rica que vem completar a paleta cromática do universo DS, caracterizada por cores profundas e emblemáticas.
O Wild Rubis traz alguns detalhes do protótipo Number 9, exibido no Salão de Pequim em 2012. Seu “design”, cheio de vincos, ostenta o emblema “DS” na grade dianteira. A partir daí muitas dúvidas. Rumores apontam que o carro será feito sobre a plataforma do “hatch” DS4. Outras informações apontam para o DS5. Porém, a grande novidade que se espera estará debaixo do capô. A Citroën pode equipar o modelo com novo motor híbrido, mas com tecnologias gasolina-elétrico, além do tradicional Hybrid4 – diesel-elétrico. O Wild Rubis só deve ser oferecido com tração dianteira, mas uma versão “all-wheel drive” não está descartada.
Junto das variantes “verdes” ficam as opções com propulsores somente a gasolina ou diesel, que devem ser oferecidos nas configurações de entrada. Comenta-se que o motor deste conceito é um 1.6 THP a gasolina que gera incríveis 240 cavalos (não há no mercado versões com mais de 200 cv deste motor), que se encarrega da tração no eixo dianteiro. No eixo traseiro trabalha um motor elétrico, garantindo tração integral ao conceito. As baterias são as mesmas do DS5 Hybrid. Porém, todas as dúvidas serão sanadas no próximo dia 20 de abril quando a Citroën apresentará o carro oficialmente com as especificações técnicas do novo modelo da linha premium DS.