Yamaha renova a linha Factor 125
Apesar de seguir com o mesmo motor e não contar com mudanças profundas, a marca chama o modelo de “segunda geração”. Em comunicado a Yamaha informou que “O nome oficial, registro, continua tendo YBR, mas no mercado percebemos que os consumidores aderiram ao nome Factor”. Além do propulsor, chassi e suspensão se mantiveram os mesmos da YBR 2013. Esta é a terceira alteração que a YBR recebe, desde seu lançamento, em 2000. As principais alterações ocorreram no visual, que agora conta com grafismos mais límpidos.
De acordo com a Yamaha, o tanque da Factor 125 foi alterado, proporcionando melhor encaixe para as pernas do motociclista. As carenagens que envolvem o recipiente de combustível e o pára-lama dianteiro são novos, assim como o plástico protetor localizado entre o motor e o assento. Seu escapamento também foi modificado e tem novo protetor. A traseira está mais afilada e o painel possui novo mostrador em branco. O tradicional logotipo “YBR” foi extinto do modelo e apenas o “Factor”, presente na moto desde 2009 foi mantido.
O rendimento de seu motor monocilíndrico de 124 cilindradas permanece o mesmo, com 10,2 cv a potência a 7.800 rpm e 1.0 kgfm a 6.000 rpm. De acordo com a Yamaha, o carburador da Factor tem acionamento a vácuo e sensores que permitem economia, sem perder eficiência. Houve uma pequena de redução no conjunto, que passou a 105 kg (K1/K/E) e 107 kg (ED) – antes as versões E e ED tinham 112 kg, enquanto a K pesava 110 kg. E seu tanque de combustível segue com capacidade máxima de 13 litros.
Preços da Yamaha Factor 2014: K1 – R$ 5.390; K – R$ 5.690;
E – R$ 6.120,00 e ED – R$ 6.490,00.