Toyota i-Road: é carro ou é moto?
A idéia do fabricante é oferecer um modelo para as necessidades urbanas do futuro: moderno, compacto, ágil e não-poluente. O i-Road tem capacidade para dois passageiros num espaço de 2,5 m de comprimento por 1,5 m de altura, com um motor elétrico com autonomia para rodar até 50 quilômetros. Alguns modelos como o Piaggio MP3 e o Quadro 350 D possuem tecnologia similar à do i-Road. A Peugeot também tem o Metropolis 400i.
No entanto, estes “scooters” contam com os tradicionais guidões de motos. Em alguns países da Europa, como França e Espanha, o Piaggio MP3 LT é homologado como triciclo e pode ser dirigido, por equivalência, a quem possui apenas habilitação de automóveis. Mesclando características de carros de passeio e motocicletas, o i-Road Concept é a resposta da Toyota ao Renault Twizy.
Movido a eletricidade e com vocação urbana, o modelo é uma das principais atrações da gigante japonesa no Salão de Genebra. Com apenas três rodas, o protótipo é tratado pela marca como um “compacto, rápido, divertido e com zero emissão”. Para garantir estabilidade ao rodar, a Toyota equipou o i-Road com o sistema Active Lean, que controla automaticamente o ângulo de entrada em curvas. A cabine é hermética e proporciona total conforto ao condutor.
De acordo com a Toyota, o i-Road pesa 300 quilos. Na parte mecânica, o i-Road Concept conta com dois motores elétricos que garantem autonomia de 50 km e o impulsionam a até 45 km/h. As baterias são de íons de lítio em levam em média três horas para carregar completamente.