Sistema detecta ciclistas e freia carro sozinho
A marca sueca havia lançado no ano passado, o sistema de detecção de pedestres. O novo pacote de segurança da montadora sueca será chamado Detecção de Ciclista e de Pedestre, com frenagem automática total. Todos os carros que tinham o sistema que alertava para pedestres poderão completá-lo, com o de ciclistas.
De acordo com dados divulgados pela Volvo, cerca de metade dos ciclistas mortos em acidentes na Europa colidiram com carros. No sistema da montadora, há um radar instalado na grade frontal dos modelos e uma câmera na frente do espelho retrovisor interno, ambos ligados a um controle central. A função do radar é detectar objetos na frente do carro e a distância entre ele e o automóvel. A câmera de alta resolução determina de que tipo de objeto se trata, mesmo que o objeto esteja se movendo.
Um dos exemplos de situação coberta pelo sistema, de acordo com a Volvo, é o caso de um ciclista, circulando na mesma pista, cruzar de repente na frente do carro. Na iminência da colisão, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo. Mas a frenagem automática depende de que tanto o radar e a câmera confirmem para a central eletrônica a existência desse objeto na frente do carro. A tecnologia também considera outros veículos que estejam na mesma pista. Até agora, o sistema City Safety da Volvo não conseguia detectar este tipo de veículo e seu condutor. Agora o problema está resolvido, graças a um novo “software” de identificação.