Peugeot 208 é o novo ícone da marca
A partir de 13 de abril a Peugeot começa a entregar as primeiras unidades do 208, novo compacto global da marca, lançado no Salão de Genebra em março de 2012.
Aversão de entrada, Active 1.5, tem preço sugerido de R$ 40.000, ou exatos R$ 39.990 como aparece na tabela da montadora francesa. A linha continua com as versões Allure 1.5, de R$ 45.990, Griffe 1.6 com câmbio manual, por R$ 50.690, ou automático, fixada em R$ 54.690. O carro está sendo fabricado na planta da PSA Peugeot-Citroën em Porto Real (RJ) desde janeiro.
PREÇOS E CONTEÚDO DAS VERSÕES:
208 Active 1.5 – R$ 39.990,00
Vem com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, “airbags” frontais, freios com ABS (antitravamento) e REF (repartição de força da frenagem também chamado de EBD), vidros dianteiros elétricos, computador de bordo e chave-canivete. As rodas são de aço com calotas e não há faróis de neblina (mas as lanternas traseiras são de LEDs).
208 Allure 1.5 – R$ 45.990,00
Além dos itens da versão básica, vem com teto panorâmico, central multimídia (áudio, Bluetooth e navegação por GPS) com tela de 7 polegadas, retrovisores externos elétricos, luzes de neblina, rodas de liga leve diamantadas de aro 15, revestimento em couro e comandos no volante. Esteticamente, recebe detalhes cromados.
208 Griffe 1.6 manual – R$ 50.690,00
Esta versão tem motor maior e mais moderno, rodas de aro 16, sensores de chuva, de luz e de auxílio a estacionamento, piloto automático, alarme, vidros elétricos dianteiro e traseiros (os da frente têm antiesmagamento) e ar-condicionado digital com duas zonas.
208 Griffe 1.6 automático – R$ 54.690,00
Vem com os mesmos equipamentos, mas inclui transmissão automática de quatro marchas com trocas seqüenciais em aletas atrás do volante. A meta da montadora francesa é vender 2.500 unidades por mês no mercado brasileiro, sendo 50% deste volume da versão intermediária Allure 1.5 (R$ 45.990). Mas vamos aguardar a resposta dos consumidores.
Motores
O 208 de entrada e o modelo intermediário vêm com o motor 1.5 8V flex, capaz de gerar até 93 cv com etanol (é o mesmo motor utilizado na minivan compacta Citroën C3 Picasso). A série “top” de linha é impulsionada pelo motor 1.6 16V flex de até 115 cv, presente também em veículos como o Peugeot 308 e novo C3. Esse motor ainda conta com o sistema FlexStart da PSA, que dispensa o tanquinho de gasolina para partidas em dias frios.
Versão Premier
Em janeiro, a Peugeot promoveu o carro com o lançamento da versão Premier, limitada a 208 unidades, por R$ 54.990. O modelo foi oferecido exclusivamente a 3.300 pessoas que, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, participaram de uma pré-reserva do modelo. De acordo com a Peugeot, os valores são válidos de agora (para encomendas) até o final de abril e, portanto, incluem a cobrança parcial do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) prevista para o início do mês.