Paraná pode ganhar novas fábricas de veículos
Acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, Beto Richa comentou que programas de incentivo do Estado, como o Paraná Competitivo, tem atraído as empresas interessadas em produzir no Brasil.“A exemplo da Renault, empresas multinacionais têm interesse no Brasil e os programas de incentivo tributários têm sido um grande atrativo para tornar este um Estado potencialmente industrial”, disse o governador Richa.
Disse ainda o governante, que a Volkswagen informou que aumentará a capacidade produtiva de sua fábrica, também localizada em São José dos Pinhais. Sem detalhar planos ou prazos sobre as possíveis novas fabricantes paranaenses, o governador Richa apenas deu pistas de que se trata tanto de empresas entrantes, ou seja, aquelas que ainda não têm nenhuma fábrica no País, quanto àquelas que têm.
Lembrou ainda o governador Beto Richa, que a região tem confirmados projetos de fábricas do setor automotivo e lembrou da Paccar, que está investindo R$ 400 milhões numa unidade em Ponta Grossa para a produção dos caminhões DAF, e da Caterpillar, que investiu R$ 170 milhões numa unidade para produzir máquinas de construção.
Por sua vez, o ministro Pimentel confirmou que o governo prorrogará o prazo de habilitação das montadoras no Inovar-Auto para até dois meses e informou que o Inovar-Peças e um programa referente a carros elétricos “estão em estudos”.