Novo conceito de fabricação de carrocerias
O novo conceito, apresentado este mês no Simpósio Mundial de RTM e Infusão, realizado na cidade de Saint-Avold, na França, tem como foco os segmentos automotivo e ferroviário para a fabricação de carrocerias de ônibus, automóveis, vagões de trens, vans, caminhões frigoríficos, trailers e furgões. Inovador, totalmente sustentável e desenvolvido 100% em plástico de engenharia, o produto final é um kit que pode ser montado em poucas horas e sem grandes investimentos em ferramental e meios de produção.
De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, a empresa é conhecida pelas constantes quebras de paradigmas. “Nesta inovadora tecnologia serão aplicados vários materiais revolucionários e processos combinados com destaque para os novos RTM-T e RTM-TS, que são utilizados nos principais componentes estruturais da carroceria. Os ganhos mais significativos do projeto são a diminuição do consumo de combustível em razão da redução de peso entre 30 e 40%, comparado com o sistema tradicional de fabricação de carrocerias; a redução de custo total em até 15%; desempenho superior (mecânico, qualidade acabamento superficial e durabilidade); simplicidade no processo, baixo investimento e materiais compósitos recicláveis e diferenciados”, explica o executivo.
Informamos que a MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Camaçari (BA), Maceió (AL), Catalão (GO) e Sete Lagoas (MG). Em 2012, registrou crescimento de 26% e atingiu faturamento líquido de R$ 152 milhões. Para este ano, a perspectiva é crescer 58 % e superar os R$ 240 milhões.