Hyundai HB20S: primeiras impressões
“Nosso consumidor não quer o maior porta-malas, mas um carro equipado, com “design” e sabendo que possui o porta-malas de um sedã”, disse o diretor de marketing da Hyundai, Cássio Pagliarini. Por dentro, o espaço do sedã é o mesmo do HB20, sem tirar nem por. Há bom espaço para quem viaja na frente, com direito a acabamento de tecido nas portas, e até de duas cores para as versões mais caras, intitulada Premium, com preço que parte de R$ 50.795,00. O novo sedã HB20S chega para enfrentar modelos como Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic.
Quem viaja atrás continua com bom espaço para a cabeça presente no “hatch”, mas sofre um pouco na região das pernas, caso alguém com mais de 1,80 m viaje na frente. O modelo de entrada Comfort Plus, também não traz ajuste de altura e profundidade do volante, presente apenas a partir do Comfort Style.
AO VOLANTE
Após “rodar” cerca de 100 km com as versões Comfort Style 1.0 e 1.6 o AutomaniaNet que o desempenho do sedã HB20S é quase o mesmo do “hatch”. Pouco muda em relação à tocada do conhecido compacto. Deve-se aliás elogiar a evolução da suspensão traseira, que traz menos ruídos no sedã e mantém o bom nível de conforto. Durante a avaliação ficou claro, que o compacto tem suspensão mais ajustada para estabilidade e boa tocada, do que para o conforto.
O motor 1.0 12V de três cilindros e 80 cv de potência proporciona bom desempenho ao sedã, que mostra muito mais vigor que a versão 1.0 do concorrente Prisma. Não espere um “show” de agilidade do sedã coreano, pois trata-se de modelo de entrada com desempenho acima da média. De acordo com a Hyundai, o modelo acelera de 0 a 100 km/h no mesmo tempo do “hatch”.
Mas na versão 1.6, o motor de 120 cv de potência cai como uma luva no sedã, que pouco deve ao rivais chamados de Premium. Seu câmbio de cinco marchas garante boas trocas, com engates mais precisos que outros modelos nacionais. Mas na versão topo de linha com câmbio automático, parece que a evolução e modernidade deram espaço ao passado. Equipado com apenas quatro velocidades, o câmbio parece um item ultrapassado instalado num projeto moderno.
Conclusão: o sedã HB20S da Hyundai cumpre tão bem o que promete quanto o “hatch”, com as mesmas ressalvas conhecidas do modelo. O HB20S tem predicados para desbancar os líderes Voyage e Fiat Siena/Grand Siena. Mas terá que enfrentar também, uma avalanche de críticas pelo seu preço, que começa em R$ 39.450. A Hyundai espera vender 40.000 unidades ainda neste ano, com um “mix” de 60% para a versão 1.6 e 40% para a versão 1.0. Os preços de revisão também seguirão o mesmo caminho do “hatch”. A revisão de 10 mil quilômetros do 1.0 sai por R$ 116,00 enquanto a de 20 mil quilômetros custa R$ 165,00.
Preços e equipamentos de cada versão:
Comfort Plus 1.0 – R$ 39.495
Equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, “airbag” duplo frontal, travas e vidros elétricos nas quatro portas, rádio com entrada para CD, MP3, cabo USB, sistema Bluetooth e comandos no volante, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura;
Comfort Style 1.0 – R$ 42.675
Adiciona freios ABS com EBD (sistema que aumenta a eficiência da frenagem), retrovisores elétricos com repetidor de seta, rodas de liga leve aro 14 e faróis de neblina;
Comfort Plus 1.6 – R$ 44.995
Traz os mesmos itens da versão Comfort Plus com motor 1.0, mas acrescenta ABS com EBD;
Comfort Style 1.6 – R$ 48.175
Equipado com o mesmo pacote do Comfort Style 1.0, adiciona apoio de braço para o motorista e câmbio manual de cinco marchas. A versão com câmbio automático de quatro marchas custa R$ 51.375;
Premium 1.6 – R$ 50.795
Traz rodas de liga leve aro 15, volante e manopla de câmbio em couro, sensores de luminosidade e de ré, acabamento interno em duas cores e câmbio manual de cinco marchas. O modelo equipado com câmbio automático de quatro marchas sai por R$ 53.995.