Honda CRF 250L chega ao Brasil
O preço é elevado para uma moto de apenas 250cc, porém há uma explicação: a CRF 250L foi atingida pelo aumento da alíquota do IPI (Imposto de Produtos Industrializados) decretado pelo governo federal em maio do ano passado, quando motocicletas com motor de cilindrada superior a 50 cm³ até 250 cm³ tiveram a alíquota majorada de 15 e 20%, respectivamente, para 35%.
Importada da Tailândia, a CRF 250L tem proposta de uso misto, tanto na terra como asfalto. Seu motor é o mesmo da CBR 250R, porém, teve desempenho alterado e gera 23 cavalos de potência – na CBR são 26 cv. A CRF não tem freios ABS. Com refrigeração líquida e injeção eletrônica, seu motor monocilíndrico tem 2,2 kgfm de torque. Sua configuração conta com 4 válvulas e, segundo a Honda, possui tecnologia de baixa fricção que permite consumo baixo de combustível. Os números fornecidos pela Honda no Japão apontam consumo de 44,3 km/l em velocidade constante de 60 km/h. A moto também conta com freios a disco na dianteira e na traseira.
Suas características são similares a da extinta Tornado, que saiu de linha para a chegada da XRE 300, moto com caráter mais confortável e menos “off-road”. No entanto, a tecnologia da CRF 250L é muito superior a Tornado. A suspensão dianteira é do tipo invertida, que tem melhor absorção de impactos.
VERSÃO MOTARD
No início de 2013, a Honda apresentou na Tailândia a CRF 250M, uma versão “supermotard” da CRF 250L. Seguindo com a mesma base do modelo “trail”, a M tem rodas menores e destinadas ao asfalto. Desse modo, ganha melhor performance “on-road”, perdendo desempenho “off-road”. A empresa não confirma a intenção de vender o modelo no Brasil. Em novembro, a Honda do Brasil havia divulgado que a moto chegaria em fevereiro ao Brasil, mas a previsão acabou atrasando.